No dia 30 de abril de 1938 apareceu pela primeira vez no curta Porky´s Hare Hunt, Thomas, ou mais conhecido como Bugs Bunny (Pernalonga), ou Serápio (em alguns países hispano-falantes). Estava codirigido por Cal Dalton, diretor norte-americano e tinha um tema muito similar ao de Porky´s Duck Hunt (1937), dirigido pelo desenhista norte-americano Tex Avery, e apresentando o Patolino. Pernalonga o coelho de desenhos animados aparece em curtas e filmes da Warner Bros, como Looney Tunes e Merrie Melodies, sendo um dos personagens animados mais conhecidos no mundo. Em algumas das primeiras traduções ao castelhano ele era chamado de coelho da sorte. Seguindo seu rastro, o curta mostrava Gaguinho como um caçador contra uma presa maluca mais interessada em enlouquecer seu perseguidor que em escapar. Em vez de um pato preto, desta vez era um coelho branco. Mel Blanc (ator americano) deu ao coelho a voz e a risada e mais tarde deu ao, também personagem animado, Pica-Pau. Muitos historiadores de animação nos EUA acreditam que o Pernalonga pode ter tido sua personalidade influenciada por um personagem anterior de Walt Disney, um coelho chamado “Max Hare”, desenhado por Charlie Thorson. Que apareceu pela primeira vez em um desenho de Sinfonias Tolas (“Silly Synphonies”) chamdo “The Tortoise and the Hare”, dirigido por Wilfred Jackson. Tex Avery, um dos criadores do Pernalonga, admitia ter copiado um pouco da personalidade do coelho “Max Hare” para o Pernalonga, embora o design de Avery para o Pernalonga, tenha ficado com uma aparência mais inocente, do que o coelho de Thorson, que acabou se encaixando melhor com o seu comportamento sarcástico.
1531 – O português Martín Alonso de Souza desembarca no lugar que, mais tarde, seria a cidade do Rio de Janeiro.
1776 – Nasce Nicolas Rodríguez Peña, herói da independência argentina.
1789 – George Washington é eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos.
1870 – O novo regime francês, uma espécie de monarquia parlamentar, não o impedediu Napoleão de recorrer à repressão: sob o pretexto de controlar supostos “complôs”, o governo manda prender e processar todos os integrantes da Internacional na França.
1803 – Napoleão Bonaparte vende o território da Louisiana aos Estados Unidos por 80 milhões de francos.
1897 – O físico britânico Joseph John Thompson anuncia o descobrimento do elétron, partícula elemental do átomo.
1900 – O governo norte-americano outorga às ilhas do Hawaí o estatuto de território vinculado aos Estados Unidos.
1896 – O Senado argentino celebra sua primeira sessão no prédio especialmente construído para abrigar a instituição.
1932 – Com a abertura do ano letivo, a Faculdade de Direito do largo São Francisco, em São Paulo (Brasil), iniciou o tradicional trote: o cortejo de alunos ridicularizava vários líderes do tenentismo que apoiavam Getúlio Vargas. O povo gostou do que viu e engrossou o cortejo, transformando-o em manifestação política.
1933 – O presidente peruano Luis Sánchez Cerro é assassinado em Lima.
1939 – A Exposição Universal é inaugurada em Nova York.
1942 – Um avião brasileiro recebe o nome do patriarca da imprensa no país, Hipólito José da Costa, dentro da Campanha Nacional da Aviação Civil, de Assis Chateaubriand.
1948 – É fundada a Organização dos Estados Americanos (OEA) na IX Conferência Interamericana, realizada em Bogotá (Colômbia).
1973 – Morre o poeta argentino Aldo Pellegrini.
1975 – O regime sul-vietnamita entra em colapso, incapaz de conter as ofensivas dos vietcongs e do Vietnã do Norte. Os comunistas tomam Saigon em 30 de abril de 1975, pondo fim à Guerra do Vietnã.
1984 – O Ministro da Justiça colombiano, Rodrigo Lara Borilla, é assassinado em Bogotá (Colômbia) pela máfia de traficantes, a qual ele combatia energicamente.
1987 – O ministro de Exterior da Nicarágua, o sacerdote Miguel d’Escoto, recebe o Prêmio Lenin da Paz.
2001 – O primeiro turista espacial da história, o milionário norte-americano Dennis Tito, chega à Estação Espacial Internacional na nave russa Soyuz TM-32.