No dia 29 de março de 1693, foram escolhidos os primeiros servidores públicos, para formar a primeira Câmara de Vereadores, da pequena aldeia de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, atual Curitiba, capital do Paraná. As primeiras décadas do século 16 marcaram o início de uma guerra de conquista dos europeus contra os povos indígenas que habitavam os planaltos do Sul e Sudeste do Brasil. Eram expedições portuguesas e espanholas em busca de metais e pedras preciosas e índios para escravizar. Existem relatos de que os campos de Curitiba foram descobertos pela expedição de Pero Lobo, em 1531. Essa expedição bandeirante partiu de Cananéia em busca de ouro e prata na região dos Incas, seguindo uma trilha indígena que passava pelos arredores da atual cidade de Ponta Grossa. A expedição acabou sendo dizimada pelos índios guaranis, nas proximidades de Foz do Iguaçu, durante a travessia do rio Paraná. Em meados do século 16, surgiram as primeiras informações da existência de minas de ouro nos campos de Curitiba, atraindo os primeiros garimpeiros para a região. Em 1649, Ébano Pereira, capitão das canoas de guerra da Costa do Sul, comandou uma expedição exploratória para subir os rios e atingir o planalto em busca de ouro. Para isso, recrutou pessoal na Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá. Estabeleceram-se, inicialmente, na margem esquerda do rio Atuba, entre os atuais bairros de Vila Perneta e Bairro Alto. Posteriormente, mudaram-se para um local às margens do rio Ivo, atual centro de Curitiba. Em 1668, foi autorizada a instalação do pelourinho no povoado. Contudo, as autoridades públicas não foram eleitas para a instalação da justiça. Isso era necessário, pelas leis da época, para que o povoado passasse à condição de vila. O pelourinho era uma grande estaca de madeira ou pedra, colocada bem no meio da praça principal das vilas portuguesas. Essa estaca servia para prender os criminosos e puní-los perante todos os membros da vila. Em 29 de março de 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme, ao coroar os “apelos de paz, quietação e bem comum do povo”, promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas. Estava fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, depois Curitiba. Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”, na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território. Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná. Sua semente é o pinhão, fonte de proteína e alimento de grande consumo, in natura ou como ingrediente da culinária regional paranaense.
1792 – Morre Gustavo III, rei da Suécia.
1858 – Inauguração da primeira seção da primeira estrada de ferro que operou no Brasil, chamado “Ferrovia de Dom Pedro II”.
1865 – O governo paraguaio declara guerra à Argentina em um texto que o governo argentino recebe em 3 de maio.
1878 – Nasce Manuel de la Parra, poeta mexicano.
1890 – Assinatura do protocolo da Conferência de Berlim, pelo qual se estabelece na Alemanha o descanso dominical.
1895 – Nasce Ernst Junger, escritor e filósofo alemão.
1908 – A Câmara dos Comuns britânica concede o direito de voto às mulheres.
1933 – Se constitui em Berlim um comitê central, patrocinado pelo Partido Nacional Socialista (nazista), para dirigir o boicote contra os judeus.
1936 – Amplo apoio em plebiscito dos alemães à política internacional de Adolf Hitler.
1945 – Segunda Guerra mundial: os russos cruzam a fronteira austríaca.
1946 – O governo argentino nega as acusações do governo americano de ter ajudado a Alemanha desde 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.
1957 – Nasce Christopher Lambert, ator e produtor francês de cinema.
1973 – O último fuzileiro naval dos Estados Unidos abandona o Vietnã.
1975 – Avanço comunista no Vietnã com a ocupação de Hué e Da Nang.
1981 – O general Roberto Viola substitui o general Jorge Videla na presidência da Argentina.
1983 – O democrata cristão Helmut Kohl é consagrado chanceler da Alemanha Ocidental, depois do triunfo de seu partido nas eleições.
1987 – Morre Maria Von Trapp, escritora austríaca que inspirou o filme “A Noviça Rebelde”.
2001 – Morre John Lewis, pianista e compositor americano.
Fonte: