No dia 29 de janeiro de 1886 quando o alemão Karl Benz solicitou a patente Nº 37.435 para o primeiro veículo a motor da história: o triciclo que ficou conhecido por Motorwagen. Dois anos mais tarde, foram adaptados os primeiros pneus de borracha, fabricados na empresa Benz Comfortable, aos automóveis. Em 1871, Karl Benz fundou a sua primeira empresa, dedicada à venda de materiais de construção e, alguns anos depois, começou a construir motores industriais na cidade de Mannheim. Ainda hoje há alguns exemplares disponíveis – inclusive no Brasil – porque a montadora fabricou duas séries especiais, sendo a primeira no ano de 1980 e a segunda já em 2002. O diferencial dessa “reedição” é que seguiu o passo a passo do protótipo de 1886. Assim, a Mercedes-Benz recebeu alguns desses carros e vendeu para colecionadores. Com grande elegância e charme o Patent-Motorwagen apresenta três rodas, é bem leve – 265 kg somente – o que representou um grande avanço em sua época, haja vista que as carruagens que circulavam no século XIX – algumas, inclusive, com adaptações para motores alimentados a vapor – eram extremamente pesadas. Atualmente, o Motorwagen encontra-se exposto no Deutsches Museum, em Munique.
712 – Começa a Conferência da Paz de Utrecht que põe fim à guerra de sucessão espanhola.
1810 – A invasão de Andaluzia pelos franceses provoca o descrédito da Junta Central, que põe seus poderes no Conselho de Regência, constituído na ilha do Leão (atual São Fernando, em Cadiz).
1888 – Um incêndio destrói o Teatro Variedades de Madri.
1905 – Morre o jornalista e abolicionista José do Patrocínio. Na ocasião, ele estava com 55 anos e morava em um barracão no subúrbio do Rio de Janeiro.
1929 – Leon Trotski chega à Constantinopla após ser expulso da União Soviética.
1948 – Mahatma Gandhi, o maior líder nacionalista hindu e pacifista, é assassinado aos 78 anos a tiros por um jovem fanático.
1948 – O delegado soviético do Conselho de Segurança da ONU, Andrei Gromyko, pede a destruição de todas as bombas atômicas existentes no mundo.
1959 – Os estúdios Disney lançam o longa-metragem A Bela Adormecida, clássico dos desenhos animados.
1960 – O Presidente Juscelino Kubitschek recebe Dwight Eisenhower, presidente dos Estados Unidos, em Brasília. A visita do líder norte-americano foi um dos pontos marcantes de seu governo.
1963 – A Comunidade Econômica Européia repulsa a petição de ingresso da Grã Bretanha.
1966 – Nasce Romário Souza, jogador brasileiro de futebol.
1979 – A província de Cidade Real passa por graves inundações, devido a chuvas torrenciais.
1981 – O piloto Émerson Fitipaldi, campeão mundial de Fórmula 1, anuncia que vai abandonar as pistas. Mas acaba mudando de modalidade e indo para a Fórmula Indy.
1981 – Adolfo Suarez abandona seu cargo de presidente do Governo espanhol e do Partido União do Centro Democrático.
1984 – O tenente Guillermo Quintana Lacacci, ex-capitão de Madri, é assassinado pelo ETA.
1986 – Um avião DC-3 da Aerocalifórnia cai perto do aeroporto de Mochis (México), causando a morte de seus 21 ocupantes.
1991 – O Congresso da Somália Unificada nomeia Alí Mahdi Mohamed como novo presidente do país.
1993 – Morre Leo Lowental, filósofo alemão, um dos fundadores da Escola de Frankfurt.
1999 – O quadro de Velázquez Santa Rufina é adquirido por um colecionador anônimo por quase 2 milhões de dólares em Nova York.