O dia 24 de Março de 1909 entrou para a história um dos bandidos que aterrorizou o meio-oeste dos Estados Unidos, no começo da década de 30. Clyde Barrow, um ladrão e assassino, nascia no Condado de Ellis, no Kansas, nos EUA. Ele e o seu bando – formado por sua namorada Bonnie Parker, seu irmão Buck e a namorada Blanche – foram responsáveis por assassinatos de civis e policiais e por assaltos a bancos, postos de gasolinas e lojas. Clyde Barrow teve diversos problemas com a lei antes de se tornar um criminoso notório. Nascido em uma família pobre de fazendeiros, sua trajetória evoluiu de simples assaltante de bancos a um criminoso famoso e temido antes mesmo de conhecer Bonnie, que adorava a atenção gerada pela imprensa por suas façanhas e confrontos com a lei. Clyde ficou famoso por sua extraordinária capacidade de despistar a polícia. Havia rumores de que ele tinha uma premonição especial ou uma capacidade de antecipar certas ocorrências e, por isso, estava sempre um passo à frente da polícia. Ao longo de seu bombástico relacionamento, o casal protagonizou inúmeros assaltos, e os crimes foram se tornando cada vez mais violentos. Bonnie e Clyde acabaram virando um mito nos EUA, numa época em que o povo se via fragilizado por uma dura crise econômica e o desemprego. Eles inspiraram o filme Bonnie e Clyde (1967), estrelado por Warren Beatty e Faye Dunaway, um sucesso de bilheteria e vencedor de dois Oscars. Além disso, a dupla de amantes assassinos também esteve na telinha do History Channel, na série Bonnie e Clyde. Bonnie e Clyde foram emboscados a 23 de maio de 1934 numa estrada rural em Bienville Parish, Louisiana. O casal apareceu à luz do dia em um automóvel e foram fuzilados por um pelotão de quatro oficiais do Texas (Frank Hamer, B. M. “Manny” Gault, Bob e Ted Alcorn Hinton) e dois oficiais de Louisiana (Henderson e Jordan Prentiss Morel Oakley). Bonnie foi atingida 23 vezes e Clyde 25, morrendo ambos na hora dentro de seu Ford V8 1934, roubado. O carro foi atingido por 167 balas de diversos calibres. Não podemos dizer que eles tiveram o que mereceram (só pensar), mas é justo afirmar que eles cavaram a própria sepultura da forma mais insana possível.
Veja mais fatos históricos nesse dia:
1610 – O astrônomo Galileu Galilei avista quatro luas do planeta Júpiter.
1785 – A travessia do canal da Mancha é feita em um globo aerostático, grande balão de seda cheio de ar quente, por Jean-Pierre Blanchard e François-Laurent Arlandes.
1789 – Ocorrem as primeiras eleições presidenciais nos Estados Unidos.
1791 – A Assembléia Constituinte Francesa cria as patentes de invenções.
1835 – Começa no Pará a Guerra da Cabanagem, revolta popular de um governo revolucionário de moradores de regiões ribeirinhas. Eles anunciam a autonomia de sua província até que Dom Pedro II atingisse a maioridade.
1870 – Rebelião no Haiti contra o presidente Silverio Silvané, que acaba fuzilado pelos rebeldes durante as batalhas.
1875 – Nasce Manuel Aranaz Castellanos, escritor cubano.
1895 – A Coréia declara a sua independência da China.
1911 – Os primeiros testes com aviões bombardeiros são realizados. Eles seriam utilizados na Primeira Guerra Mundial.
1928 – O Rio Tâmisa transborda em Londres, devido às fortes chuvas, causando uma das maiores enchentes da capital britânica.
1929 – Lançada a primeira tira de ficção científica de histórias em quadrinhos: Buck Rogers 2429 A.D.
1929 – Surge em quadrinhos um dos personagens mais famosos da história: Tarzan.
1934 – Assinado um acordo franco-italiano para regular os limites e fronteiras das colônias da Africa. A França cede a Líbia e uma parte da Somália francesa para a Itália.
1946 – As potências vencedoras na I e II Guerra Mundial reconhecem as fronteiras da Áustria de 1937.
1953 – O presidente norte-americano Harry Truman anuncia que os Estados Unidos haviam desenvolvido a bomba de hidrogênio.
1953 – Fracassa o golpe de Estado da Direita na Bolívia.
1977 – Un grupo de intelectuais tchecos escrevem a chamada Carta dos 77, um documento que exige do Governo de Praga o respeito pelos direitos humanos e civis dos cidadãos.
1979 – Tropas vietnamitas capturam a cidade cambojiana de Phnom Penh e derrubam o governo do Kmer Vermelho.
1985 – Estados Unidos e URSS recomeçam a ter diálogos para as negociações sobre desarme nuclear e espacial, vindo dos quatro anos de Guerra Fria.
1989 – O imperador japonês Hirohito morre aos 87 anos, sendo sucedido pelo príncipe Akihito.
1991- Roger Lafontant, ex-ministro do derrotado ditador haitiano Jean Claude Duvalier, fracassa em seu Golpe de Estado contra o presidente eleito, Jean B. Aristide, e se rende às Forças Armadas dez horas depois de invadir o palácio presidencial.
1996 – O conservador Alvaro Arzú, do Partido Avanço Nacional, é eleito novo presidente da Guatemala.