No dia 23 de setembro de 1889 a Nintendo foi criada por Fusajiro Yamauchi que na epoca fabricava cartões artesanais de um tipo de baralho tradicionalmente japonês chamado Hanafuda.2 Foi ele próprio que construiu a primeira sede da companhia, em 1917. Em 1929 Fusajiro se aposentou, deixando a direção do negócio para seu genro, Sekiryo Kaneda, que em 1933 estabeleceu uma Joint venture, rebatizando a empresa para Yamauchi Nintendo and Co. Em 1949 Kaneda morreu em consequência de um derrame, deixando a presidência da empresa para seu neto, Hiroshi Yamauchi, bisneto de Fusajiro. Já em 1950 ele fez uma parceria com a Disney para produzir cartas estampadas com seus personagens. Na década de 1960, Hiroshi Yamauchi tentou obter sucesso em outras áreas: fundou uma rede de TV, uma companhia alimentícia – que tentou vender arroz instantâneo, no estilo do macarrão instantâneo – e até mesmo motéis. Mas Hiroshi não conseguiu obter o sucesso desejado. Com isso as empresas faliram e, ainda por cima, após as Olimpíadas de Tóquio a venda de baralhos diminuiu, quase levando a Nintendo à falência. Em meados da década de 1970 a empresa começa a perder mercado para fabricantes de jogos eletrônicos como Bandai e Atari e entra definitivamente neste ramo com a fabricação de pequenos aparelhos eletrônicos equipados com uma tela de cristal líquido, chamados Game & Watch. O então criador Gunpei Yokoi daria início à era digital da empresa que prosseguiria ao longo das décadas de 1970 e 1980, com a fabricação de fliperamas. Mas os fliperamas da Nintendo não emplacavam nos Estados Unidos. Em 1989, a Nintendo lançou seu primeiro portátil, o Game Boy que deu início a famosa franquia Pokémon com a chegada da Game Freak, e viu um primeiro grande concorrente surgir: a Sega, com seu Mega Drive. Com a Nintendo lançando o Super NES em 1991, as duas empresas lutaram ao longo dos anos 1990 pelo domínio do mercado dos consoles. O Mega Drive reduziria os 90-95% do mercado da Nintendo a meros 35%, mas jogos como Super Mario World, Street Fighter II, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Donkey Kong Country e a série Final Fantasy garantiriam o primeiro lugar de volta à Nintendo.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
1846 – Descoberta do planeta Netuno.
1903- Fundação, em Lima, no Peru, o jornal La Prensa.
1920 – Nasce Mickey Rooney, ator norte-americano.
1930 – Nasce Ray Charles, músico e cantor norte-americano.
1938 – Uma cápsula do tempo é enterrada na Feira Mundial de Nova York. O compartimento, que contém um chapéu de mulher, filmes e um cachimbo, só poderá ser aberto no ano 6939.
1939 – Morre Sigmund Freud, psiquiatra austríaco, criador da psicanálise.
1940 – Alemanha, Itália e Japão firmam, em Berlim, o pacto Tripartito, de caráter político, militar e econômico.
1943 – Nasce Júlio Iglesias, cantor espanhol.
1949 – Nasce Bruce Springsteen, cantor e músico norte-americano.
1950 – O Senado americano aprova a lei de repressão de atividades antiamericanas, proposta pelo senador republicano McCarthy.
1952 – Rocky Marciano vence por nocaute a Jersey Joe Walkott, e é o primeiro boxeador branco, desde 1937, proclamado campeão mundial de peso pesado.
1959 – Nasce Hortência, uma das maiores jogadoras de basquete do Brasil.
1962 – A rede de TV ABC, estréia Os Jetsons, primeiro programa em cores.
1963 ¿ O presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, é assassinado em Dallas, Texas.
1964 – Igreja admite mulheres no Concílio Vaticano II.
1968 – Brasil desvaloriza moeda.
1973 – O general Perón e sua esposa, María Stella Martínez, retornam ao poder com 60% dos votos, nas eleições presidenciais argentinas. Ele foi eleito depois de passar 17 anos no exílio.
1973 – Morre Pablo Neruda, escritor e político chileno, Prêmio Nobel de Literatura em 1971.
1991 – Declarada oficialmente a independência da Armênia.
1994 – O primeiro bebê de proveta brasileiro gerado durante a menopausa da mãe nasce no Rio de Janeiro. A mãe é uma enfermeira de 53 anos.
1997 – Um show da banda de rock irlandesa U2 une jovens muçulmanos, sérvios e croatas em Sarajevo, na Bósnia-Hezergovina.
1998 – O Paquistão passa a fazer parte do Tratado de Proibição de Provas Nucleares e pede o fim das sanções econômicas internacionais.