No dia 23 de novembro de 1859, nascia William “Billy the Kid” Henry Bonney pseudônimo de William Henry McCarty, Jr., também conhecido como Henry Antrim, foi um pistoleiro e assassino americano que participou da Guerra do Condado de Lincoln, no Novo México, EUA. Billy the Kid foi uma lenda no Oeste Americano. Embora tenha vivido apenas 21 anos foi um dos mais ativos e respeitados fora-da-lei da região compreendida entre o sudoeste americano e norte mexicano. A história relata seu envolvimento em dezenas de tiroteios, mais de 20 homicídios, fugas espetaculares e até na liderança de um bando de assassinos em uma guerra particular no Novo México. O certo é que este prematuro fora-da-lei teve também sua carreira encerrada muito cedo ao ser emboscado e morto em 14 de julho de 1881 no Fort Summer pelo xerife do Novo México, Pat Garrett.
Veja mais fatos históricos nesse dia:
1823 – Políticos brasileiros do Império partem para o exílio na França após o rompimento com Dom Pedro.
1859 – Nasce Billy the Kid, famoso bandido norte-americano.
1862 – O exército francês no México, que apoiava o imperador Maximiliano I, ocupa a cidade de Jalapa.
1904 – Terminam os III Jogos Olímpicos da era Moderna, realizada em Saint Louis, após cinco meses de competições.
1891 – O marechal Deodoro da Fonseca, não querendo arriscar a possibilidade de uma guerra civil, renuncia à presidência do Brasil.
1914 – As últimas tropas norte-americanas de ocupação retiram-se de Vera Cruz, no México.
1916 – O patriota colombiano Francisco Morales é fuzilado pelas suas ações revolucionárias contra as autoridades do governo.
1935 – Em Natal, no Rio Grande do Norte, tem início a Intentona Comunista, liderada por Luís Carlos Prestes, que consiste numa revolta político-militar promovida pelo Partido Comunista Brasileiro, o PCB.
1941 – Tropas norte-americanas ocupam a Guiana Holandesa para fazer a proteção das minas de bauxita.
1942 – Começa a ser divulgado o genocídio de judeus na Europa, durante a Segunda Guerra Mundial.
1945 – Promulgada uma nova constituição na Bolívia.
1945 – O general Charles De Gaulle é eleito presidente do governo provisório da França de forma unânime pela Assembléia Constituinte.
1948 – Um golpe militar derruba o presidente venezuelano Rômulo Gallegos.
1955 – O Congresso decreta impedimento de João Fernandes Café Filho, que licenciado por motivos de saúde, pretendia reassumir o governo.
1960 – A Nasa lança no espaço o Tiros 2, o primeiro satélite meteorológico.
1961 – Francisco Dantas, ministro das Relações Exteriores, promove o reatamento das relações diplomáticas do Brasil com a União Soviética.
1967 – Atletas negros americanos decidem boicotar os Jogos Olímpicos de 1968.
1971 – A República Popular da China passa a integrar o Conselho de Segurança Nacional da Organização das Nações Unidas.
1972 – Chegam ao porto de Santos as 20 mil sacas de café compradas em El Salvador para a produção do café solúvel. É a primeira vez que o Brasil importa o produto.
1980 – Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter atinge o sul da Itália, deixando 2.735 mortos, 7,5 mil feridos e 1,5 mil desaparecidos.
1990 – A milícia mais poderosa do Líbano aceita se render às forças nacionais e terminar uma guerra civil que já durava 15 anos.
1992 – Na cidade de Möllin, no norte da Alemanha, um atentado racista causa a morte de três mulheres turcas.
1994 – Representantes de 138 países reúnem-se em Nápoles, na Itália, e aprovam um plano de ação global para conter o crime organizado.