No dia 23 de fevereiro de 1961, Ernesto Che Guevara é nomeado Ministro de Indústrias de Cuba. Ele, que lutou ao lado de Fidel Castro contra a ditadura de Fulgêncio Batista, virou cidadão cubano e já havia sido diretor do Banco Nacional da ilha, deixaria o cargo mais tarde para lutar pela revolução na África. Che Guevara (1928-1967) foi um guerrilheiro argentino. Foi um dos principais líderes da Revolução Cubana. Percorreu de moto quase toda a América Latina. Presenciou na Guatemala, a queda do ditador Jacob Arbenz. Conheceu Fidel e Raul Castro no México e integrou-se ao Movimento Nacionalista Revolucionário. Acreditava na construção do Socialismo. Na Bolívia, organizou um grupo guerrilheiro, com o objetivo de unificar o regime político da América Latina. Durante seis meses, sem o apoio dos camponeses, Guevara e seus comandados vagaram pelas montanhas, até serem descobertos pelo exército boliviano. Ferido em combate, o grande revolucionário foi executado por um soldado, cumprindo ordens do Coronel Zentero Airaya. Seus restos mortais foram encontrados em 1997, numa vala comum, na cidade de Vallgrande e levados para Cuba. Foi enterrado no Mausoléu Guevara, na cidade de Santa Clara, capital de Villa Clara, a duas horas de Havana.
Veja mais fatos históricos nesse dia:
1765 – O químico e físico inglês Henry Cavendish descobre o hidrogênio.
1807 – Parlamento britânico aprova a abolição do comércio de escravos.
1818 – Descobrimento do cometa Crommelin.
1898 – O escritor francês Émile Zola é preso por sua defesa de Alfred Dreyfus, oficial judeu do Exército francês condenado por traição.
1905 – Surge em Chicago o Rotary Club.
1918 – Fundação do Exército Vermelho soviético.
1919 – Benito Mussolini rompe com o Partido Socialista e funda o Partido Fascista da Itália.
1920 – Primeira transmissão de rádio na Inglaterra.
1934 – Coroação do rei Leopoldo III, da Bélgica.
1944 – O ditador russo Josef Stalin manda para o exílio mais de 1 milhão de pessoas, sob a acusação de colaboração com os nazistas durante a II Guerra Mundial.
1958 – URSS realiza testes nucleares em Novaya Zemlya.
1959 – Tribunal Europeu dos Direitos Humanos se reúne pela primeira vez.
1984 – O senador espanhol Enrique Casas é assassinado pelo ETA.
1988 – Autorizado o funcionamento da TVs pagas no Brasil .
1990 – As forças armadas tomam o poder na Tailândia.
1997 – Professor palestino mata uma pessoa e fere outras seis ao abrir fogo no 86º andar do edifício Empire State Building em Nova York.
2002 – A ex-senadora colombiana e candidata à presidência do país Ingrid Betancourt é seqüestrada pela guerrilha colombiana.