No dia 23 de dezembro de 1636 nascia, em Salvador (BA), o escritor Gregório de Matos Guerra, conhecido como Boca do Inferno ou Boca de Brasa. Morto no dia 26 de novembro de 1695, ele é considerado um dos grandes poetas barrocos do Brasil e também ficou conhecido pelas suas críticas corrosivas contra a Igreja Católica, políticos e a cidade de Salvador. Nascido em uma família com boa situação financeira, Gregório de Matos mudou-se para Portugal em 1652 para estudar na Universidade de Coimbra, onde se formou cânone, em 1661. A partir daí, assume algumas funções jurídicas no governo português. Em 1682 foi nomeado por D. Pedro II tesoureiro mor da Sé. No ano seguinte, retornou ao Brasil. Sua vida começou a mudar em seguida, após seu desentendimento com o arcebispo na Bahia a quem Gregório de Matos deveria se reportar e foi destituído do cargo. A partir de então, ele começa a satirizar em seus poemas a Igreja, os costumes e a cidade de Salvador. Desenvolve uma poesia corrosiva, erótica/pornográfica e, por conta disso, foi colecionando inimizades. Gregório de Matos passou a receber ameaças e, em 1694, acusado por vários lados, foi deportado para Angola. Lá, ele ajudou o governo local a combater uma conspiração militar e recebeu a permissão de voltar ao Brasil. Contudo, decidiu morar em Recife, onde morreu no dia 26 de novembro de 1695 por conta de uma doença contraída em Angola.
Veja mais fatos históricos nesse dia:
1667 – A Inquisição condena o padre humanista Antônio Vieira à reclusão e ao silêncio.
1672 – Rea, o maior satélite do planeta de Saturno, é descoberto pelo astrônomo francês Giovanni Cassini.
1777 – Nasce Alexandre I, czar da Rússia entre 1801 e 1825.
1805 – Nasce Joseph Smith, religioso norte-americano, fundador do mormonismo.
1837 – Nasce Sissi, futura imperatriz austríaca.
1888 – Sofrendo de depressão, Vincent Van Gogh, pintor pós-impressionista holandês, corta parte da sua orelha esquerda.
1920 – O parlamento britânico divide a Irlanda em duas áreas distintas: o Norte (Ulster), como parte do Reino Unido, e o Sul.
1931 – No Vaticano, ocorre o desmoronamento da Sala Sistina e vários volumes de sua biblioteca são destruídos.
1939 – Morre Anthony Hermann Gerard Fokker, construtor de aviões norte-americanos, de origem holandesa.
1947 – Os cientistas John Bardeen, Walter Brittain e William Schockley apresentam o transistor, que substitui a válvula e ajuda no desenvolvimento da ciência eletrônica.
1948 – No Japão, o ex-primeiro ministro Hideki Tojo é enforcado em razão de ter cometido crimes de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.
1953 – Na União Soviética, o ex-chefe da polícia secreta Lavrenty Beria é executado por supostamente tentar depor o ditador Joseph Stalin.
1954 – O filme 20 Mil Léguas Submarinas estréia nos Estados Unidos e se torna um dos maiores sucessos dos estúdios Walt Disney.
1968 – Astronautas norte-americanos da espaçonave Apollo 8 se tornam as primeiras pessoas a orbitarem a Lua.
1970 – A construção do World Trade Center, em Nova York, atinge 411 metros. O complexo inclui duas torres de 110 andares.
1971 – Pela 14ª vez, Austregésilo Augusto de Athayde é eleito presidente da Academia Brasileira de Letras.
1972 – Um terremoto atinge Manágua, na Nicarágua, resultando na morte de aproximadamente 7 mil pessoas.
1974 – Ocorre o primeiro vôo do avião B-1, bombardeio estratégico tripulado pela Força Aérea dos Estados Unidos.
1976 – A Censura federal proibe a novela da Rede Globo Despedida de Casado, acusada de difundir o amor livre, a separação da família e as brigas entre as gerações.
1986 – Sancionada a lei do Ponto Final, para julgamentos militares na Argentina.
1986 – O avião experimental Voyager realiza a primeira volta ao redor do mundo sem parar.
1990 – A população da Eslovênia, uma república da Iugoslávia, vota num plebiscito a favor de se tornar um Estado independente.
1991 – O chanceler da Alemanha Helmut Kohl reconhece a condição da Croácia como Estado independente e soberano.
1997 – O México divulga o massacre de 45 índios, entre eles 21 mulheres e 15 crianças, ocorrido em Chiapas, no dia anterior.