No dia 21 de dezembro de 1980 morria Nelson Rodrigues, um dos mais impactantes escritores brasileiros. Ele morreu aos 68 anos, no Rio de Janeiro, por conta de complicações cardíacas e respiratórias. Nascido no dia 23 de agosto de 1912, em Recife, Nelson Rodrigues se mudou com a família para o Rio de Janeiro quando tinha quatro anos e passou toda a sua vida na capital fluminense. Aos 13 anos começou a trabalhar como repórter de polícia no jornal do seu pai, A Manhã. Por conta deste trabalho, adquiriu grande experiência sobre crimes passionais e também sobre a sociedade. Sua primeira peça foi A Mulher sem Pecado (1941), mas o sucesso veio com Vestido de Noiva (1943), que representou uma renovação no teatro brasileiro. Apesar da sua popularidade, Nelson Rodrigues também era criticado por escrever textos obscenos e imorais. Em 1962, publicou crônicas esportivas, onde deixava transparecer sua paixão pelo futebol, em especial pelo Fluminense. Por falar nisso, junto com seu irmão, o jornalista Mário Filho, Nelson foi fundamental para que o clássico Flamengo x Fluminense, o Fla-Flu, adquirisse prestígio e se tornasse um dos grandes confrontos do futebol brasileiro. Entre os personagens fictícios consagrados em suas crônicas estão Gravatinha e Sobrenatural de Almeida.
1375 – Morre Giovanni Boccaccio, poeta italiano, um dos maiores escritores de todos os tempos.
1846 – A primeira cirurgia com o uso de anestesia é realizada na Grã-Bretanha por Robert Liston.
1889 – Com o objetivo de eliminar resíduos do regime monárquico, a família imperial é banida de todo território brasileiro.
1898 – Marie e Pierre Curie, casal de físicos franceses, descobrem o elemento químico rádio.
1901 – Mulheres votam pela primeira vez numa eleição na Noruega.
1923 – O Nepal, um protetorado britânico, passa a ser uma nação independente.
1925 – Estréia em Moscou o filme O Encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein.
1925 – Ocorre um racha no Partido Comunista da União Soviética: Joseph Stálin assume o poder e Leon Trotski é destituído.
1935 – Ocorre o primeiro vôo do DC-3.
1937 – Branca de Neve e os Sete Anões, de Walt Disney, estréia nos cinemas norte-americanos. Primeiro longa-metragem de animação, torna-se um grande sucesso de bilheteria.
1937 – Nasce a atriz norte-americana Jane Fonda.
1940 – Nasce em Baltimore, nos Estados Unidos, Frank Zappa, músico e compositor de rock.
1951 – A primeira telenovela brasileira entra no ar. Sua vida me pertence tinha participação de Walter Foster e Vida Alves.
1958 – O general Charles De Gaulle é eleito presidente da França e é proclamada a quinta República.
1959 – Nasce em Los Angeles a atleta Florence Griffith Jones, ganhadora de quatro medalhas nos jogos Olímpicos de Seul, em 1988.
1960 – O rei Saud assume o governo da Arábia Saudita após a renúncia do primeiro-ministro, o príncipe Faisal.
1968 – Lançada a nave Apolo 8, que percorre dez voltas ao redor da Lua.
1970 – Elvis Presley vai à Casa Branca, oferecendo a sua ajuda para o combate às drogas nos Estados Unidos.
1973 – A primeira conferência de paz entre Israel e os países vizinhos é realizada em Genebra, na Suíça. Participam Jordânia, Egito, União Soviética e Estados Unidos.
1980 – Morre no Rio o dramaturgo e escritor Nelson Rodrigues, famoso por peças como Vestido de noiva, Dorotéia e O Casamento.
1986 – O pugilista Adílson “Maguila” Rodrigues vence uma luta contra o americano Rocky Sekorski e torna-se campeão das Américas.
1986 – O presidente José Sarney anuncia o Plano Cruzado II.
1991 – A União Soviética deixa de existir oficialmente. É criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
1993 – O presidente russo Boris Yeltsin acaba com a policia secreta da KGB, o serviço de espionagem e inteligência da antiga União Soviética.
1994 – Uma bomba explode dentro do metrô de Nova York, nos Estados Unidos, e fere 29 pessoas.