No dia 20 de março de 1815 Napoleão entra em Paris após escapar de seu exílio em Elba, começando seu “Governo dos Cem Dias”.Determinados a remove-lo do trono de uma vez por todas, diversas potências europeias, como a Inglaterra, Rússia, Prússia e Áustria, formaram uma nova coalizão (a Sétima Coligação) contra a França. A volta de Napoleão aconteceu ao mesmo tempo em que o Congresso de Viena estava em andamento. Em 13 de março, sete dias antes do imperador francês marchar na capital, os dignitários europeus em Viena declararam Bonaparte oficialmente um fora da lei e isso foi início da decadência de um dos maiores imperadores da história humana. Este período viu o último grande conflito das Guerras Napoleônicas, após a derrota de Napoleão na batalha de Waterloo. Os aliados marcharam em Paris novamente e mais uma vez reinstauraram a monarquia dos Bourbon no poder. Bonaparte foi levado ao exílio novamente. Desta vez, os britânicos decidiram exila-lo ainda mais longe do continente europeu, o mandando para a ilha de Santa Helena, onde ele ficaria até sua morte em maio de 1821.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
1627 – Espanha e França assinam tratado para combater o protestantismo.
1662 – Governo português proíbe a escravidão do índio brasileiro.
1807 – Os ingleses se apoderam da cidade de Alexandria após a chegada do exército de Napoleão ao Egito.
1815 – Napoleão chega a Paris e dá início aos cem dias de seu segundo mandato.
1854 – Políticos americanos fundam o Partido Republicano para combater a escravidão.
1861 – Um terremoto destrói quase toda cidade argentina de Mendoza e causa a morte de mais de 10 mil pessoas.
1899 – Martha M. Place se torna a primeira mulher a ser executada na cadeira elétrica nos EUA.
1915 – O astrônomo espanhol Comas Solá descobre o asteróide número 804, ao qual dá o nome de Hispania.
1941 – O escritor Monteiro Lobato é preso por criticar as torturas praticadas pelo Estado Novo. Ele cumpriria 3 meses dos 6 a que fora condenado.
1957 – O Conselho Nacional Suíço concede o voto à mulher.
1969 – O beatle John Lennon casa-se com a artista plástica japonesa Yoko Ono.
1972 – Dezenove alpinistas morrem em avalance no Monte Fuji, no Japão.
1976 – A herdeira do império Hearst, Patricia Hearst, é condenada por sua participação em um assalto a banco em São Francisco, nos EUA.
1981 – Isabelita Perón, viúva de Juan Domingo Perón e ex-presidente da Argentina, é condenada por corrupção.
1989 – Yasser Arafat culpa o governo israelense pela escalada de violência no Oriente Médio.
1995 – Em Tóquio, 12 pessoas são mortas e mais de 5,5 mil ficaram intoxicados por gás sarin em um atentado contra no metrô. O ataque é obra da seita Aum Shinrikyo, a “Verdade Suprema”, liderada por Shoko Asahara.
1997 – O Banco Nacional Suíço confirma que ajudou outros países neutros da Europa a comprar milhões de dólares em ouro nazista durante a II Guerra Mundial.
2003 – O ex-sargento da Força Aérea dos EUA Brian Regan é condenado à prisão perpétua por vender segredos militares para a China e o Iraque.
2004 – Milhares de pessoas, no mundo todo, marcham para marcar o aniversário de um ano da invasão do Iraque e pedem o fim da ocupação americana do país.