No dia 20 de Abril de 1889 ascia o ditador alemão, Adolf Hitler na Áustria. Filho de Alois Hitler e Klara Poezl, alistou-se voluntariamente no exército bávaro no começo da Primeira Guerra Mundial. Tornou-se cabo e ganhou duas vezes a Cruz de Ferro por bravura. Depois da desmobilização do exército, Hitler associou-se a um pequeno grupo nacionalista, o Partido dos Trabalhadores Alemães, que mais tarde se tornou o Partido Nacional-Socialista Alemão (nazista). Em 1921, tornou-se líder dos nazistas e, dois anos mais tarde, organizou uma malograda insurreição, o “putsch” de Munique. Durante os meses que passou na prisão com Rudolph Hess, Hitler ditou o “Mein Kampf” (Minha Luta), um manifesto político no qual detalhou a necessidade alemã de se rearmar, empenhar-se na auto-suficiência econômica, suprimir o sindicalismo e o comunismo, e exterminar a minoria judaica. Em 1929, ganhou um grande fluxo de adeptos, de forma que, ajudado pela violência contra inimigos políticos, seu partido floresceu. Após o fracasso de sucessivos chanceleres, o presidente Hindenburg indicou Hitler como chefe do governo (1933). Hitler criou uma ditadura unipartidária e no ano seguinte eliminou seus rivais na “noite das facas longas”. Com a morte de Hindenburg, ele assumiu o título de presidente do Reich Alemão. Começou então o rearmamento, ferindo o Tratado de Versalhes, reocupou a Renânia em 1936 e deu os primeiros passos para sua pretendida expansão do Terceiro Reich: a anexação com a Áustria em 1938 e a tomada da antiga Tchecoslováquia. Em 1945, quando o exército soviético entrou em Berlim, Hitler se casou com a amante, Eva Braun. Há evidências de que os dois cometeram suicídio e tiveram seus corpos queimados em um abrigo subterrâneo em 1945.
1808 – Nasce Carlos Luis Bonaparte, Napoleão III.
1810 – A Junta do governo de Caracas proclama a existência de uma soberania nacional desligada da Espanha.
1843 – É aprovada, na Colômbia, uma nova Constituição, que acaba acentuando o regime centralista.
1845 – Começa o primeiro mandato presidencial do general Ramon Castilla no Peru.
1851 – José Rufino Echenique é eleito presidente do Peru.
1853 – O general Antonio López de Santa Anna ocupa novamente a presidência do México.
1859 – Uma expedição armada franco-espanhola se dirige à Cochinchina.
1871 – Uma lei suprime a associação secreta Ku-Klux-Klan nos Estados Unidos, proibindo sua existência.
1889 – Nasce Adolf Hitler, nazista alemão, que, com sua política expansionista, provocou a Segunda Guerra Mundial.
1893 – Nasce Joan Miró, pintor espanhol.
1923 – Nasce Ernesto Antonio Puente, compositor e percussionista portorriquenho.
1941 – Nasce Ryan O’Neal, ator norte-americano.
1947 – Morre Christian X, rei da Dinamarca. Seu filho Federico IX assume o poder.
1949 – Nasce Jessica Lange, atriz norte-americana.
1965 – A China Popular oferece seu apoio ao Vietnã do Norte contra a agressão dos Estados Unidos.
1983 – Começa a Conferência da Paz da América Central, no Panamá. Seis ministros de Exteriores dos países da América Central e do México, Colômbia e Venezuela participaram do evento.
1987 – A Administração norte-americana autoriza o registro de patentes sobre novas formas de vida obtidas por manipulação genética.
1989 – O governo colombiano aprova três decretos para confrontar os grupos militares financiados pelos grupos de narcotráfico.
1990 – O escritor venezuelano Arturo Uslar Pietri é homenageado com o Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras.
1994 – Morre José Antonio León Rey, poeta e escritor colombiano.
1996 – A direita religiosa ultra-conservadora ganha com maioria absoluta as eleições legislativas para o Parlamento Iraniano.
1998 – Morre Octavio Paz, poeta mexicano.