No dia 19 de Abril de 1770, o famoso explorador e navegador inglês, Capitão James Cook, avista a costa da Austrália pela primeira vez, descobrindo o continente da Oceania. O capitão James Cook foi um dos principais exploradores e navegadores britânicos do século XVIII. Cook foi o primeiro a mapear com exatidão a Terra Nova, território na América do Norte antes desconhecido pelos navegadores do Atlântico norte. Cook entrou na marinha mercante britânica quando era adolescente e ingressou na Marinha Real em 1755. Ele participou da Guerra dos Sete Anos, e posteriormente estudou e mapeou grande parte da entrada do Rio São Lourenço durante o cerco de Quebec, Canadá. Isso permitiu que General Wolfe fizesse o seu famoso ataque nas Planícies de Abraão, e ajudou a levar Cook à atenção do Almirantado e da Sociedade Real britânica. Esta notícia veio em um momento crucial, tanto na sua carreira pessoal e na direção das explorações ultramarinas britânicas, e levou o seu cargo em 1766 como comandante da corveta HMS Endeavour para a primeira das três viagens do Oceano Pacífico. Cook morreu na baía havaiana de Kealakekua em 1779, em uma luta com os nativos durante a sua terceira viagem exploratória na região do Pacífico.
Veja mais fatos históricos nesse dia:
1881 – Morre o político britânico Benjamin Disraeli
1955 – Argentina e Uruguai reatam relações diplomáticas, suspensas em 1953.
1956 – Casamento do príncipe Rainier de Mônaco e da atriz americana Grace Kelly.
1957 – O primeiro navio britânico a pagar pedágio à autoridade egípcia em Suez concluiu a travessia do canal.
1971 – Israel submete aos EUA seu plano de reabertura do canal de Suez.
1971 – O líder bengali de Bangladesh, Mujibur Rahman, é acusado de traição pelo governo central, por conspirar com a Índia pela independência.
1977 – Ministro das Relações Exteriores de El Salvador, Mauricio Borgonovo sequestrado.
1978 – O governo do general Augusto Pinochet, no Chile, concede anistia ampla aos presos e exilados políticos do país.
1982 – Angra 1 para de funcionar devido a vazamento numa das válvulas.
1991 – Um foguete Atlas-Centauro explode minutos após decolar da base espacial de Cabo Cañaveral.
1993 – Cerco de 51 dias à sede de uma seita em Waco, Texas, acaba em tragédia: seu líder incendia as instalações e morre com mais 80 pessoas.
1995 – Carro-bomba explode diante de um prédio público na cidade de Oklahoma, EUA, deixando mais de 400 feridos e cerca de 200 mortos.
1996 – Arqueólogos encontram provas que confirmam a presença humana na caverna da Pedra Pintada, na Amazônia, há 11.000 anos.
2003 – Escuna Tona Galea naufraga em Cabo Frio RJ e mata 15 pessoas.