No dia 17 de agosto de 1945, foi publicado pela primeira vez um dos livros mais importantes da carreira do grande escritor George Orwell, “A Revolução dos Bichos” (cujo nome original é “Animal Farm”) A Revolução dos Bichos é um romance satírico do escritor inglês George Orwell, publicado no Reino Unido em 17 de agosto de 1945 e apontado pela revista americana Time entre os cem melhores da língua inglesa. A sátira feita pelo livro à União Soviética comunista obteve o 31º lugar na lista dos melhores romances do século XX organizada pela Modern Library List. O livro narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para retratar as fraquezas humanas e demolir o “paraíso comunista” proposto pela Rússia na época de Stalin. A revolta dos animais da fazenda contra os humanos é liderada pelos porcos Bola-de-Neve (Snowball) e Napoleão (Napoleon). Os animais tentam criar uma sociedade utópica, porém Napoleão, seduzido pelo poder, afasta Bola-de-Neve e estabelece uma ditadura tão corrupta quanto a sociedade de humanos. Para o autor, um socialista democrático e membro do Partido Trabalhista Independente por muitos anos, a obra é uma sátira à política stalinista que, segundo sua ótica, teria traído os princípios da revolução russa de 1917.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
1909 – Morre no Rio de Janeiro o escritor Euclides da Cunha, em confronto armado com o aspirante Dilermando de Assis.
1945 – Em discurso transmitido pelo rádio, o imperador Hirohito anuncia o fim da guerra – o Japão suspendera as hostilidades.
1950 – A princesa Elizabeth, herdeira do trono britânico, dá à luz uma menina, Anne.
1961 – França, Reino Unido e EUA fazem protesto formal à URSS contra o fechamento da fronteira entre Berlim oriental e ocidental.
1967 – O cardeal Amleto Cicognani entrega ao santuário de Nossa Senhora Aparecida a rosa de ouro enviada pelo papa Paulo VI.
1969 – O governo federal cria a Companha de Pesquisa de Recursos Minerais.
1970 – São Paulo sedia a primeira Bienal Internacional do Livro, da qual participam cerca de 500 editoras, de 23 países.
1974 – O Brasil e a a República Popular da China restabelecem relações diplomáticas.
1994 – O terrorista conhecido como Carlos o Chacal, preso no Sudão, é extraditado para a França.