No dia 15 de junho de 1752 Thomas Alva Edison um importante inventor e homem de negócios dos Estados Unidos realizava com sucesso sua experiência com a Pipa e a chave! E através dela o desenvolvimento da eletricidade e a criação de suas mais importantes invenções: o fonógrafo (primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons), a lâmpada incandescente (primeira forma de geração de luz a partir de energia elétrica), e em parceria com J.P. Morgan, fundou a General Electric (famosa empresa transnacional de eletrodomésticos). É considerado como uma das mais importantes mentes inventoras do século XX, com mais de mil patentes, o que significou uma transformação na atividade de inventar, desde um simples entretenimento à criação de uma empresa. É importante mencionar também que Edison contava com um volume elevado de engenheiros muito notáveis trabalhando para sua companhia, o que nos indica que muitas dessas invenções foram só assinadas por ele, mas inspiradas por outros.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Thomas Alva Edison nasceu em Ohio. Seu pai era marceneiro e negociante, o que incentivou o espírito empreendedor de Edison. Era rebelde na escola, o que fez com que tivesse uma educação doméstica e aprendesse o que realmente lhe interessava, as ciências. Mais tarde, inventou uma máquina de votação, porém, sem obter sucesso com a invenção. Só estabeleceu-se financeiramente quando criou o indicador automático de cotações de bolsa de valores. Esse foi seu primeiro invento patenteado, em 1868. Em 1877, aperfeiçoou o microfone de carvão, determinante para as futuras transmissões estrônicas. Em 1878, inventou o fonógrafo, aparelho que reproduziu sons e que evoliu para os toca discos.
Em 1879, produziu as lâmpadas incandescentes, sendo suas pesquisas custeadas pela Edison Eletric Company. A lâmpada era constituída por um filamento de carvão e mantido em seu interior. Em 1888, é fundada um dos maiores conglomerados do mundo, a Edison General Eletric.
Edison investiu em outros inventos: câmara cinetoscópica, motores a válvula de rádio, contribuiu para o melhoramento de navios pequenos usados na 1° guerra mundial.
Foi eleito membro da Academia Nacional de Ciências, em 1927. Registrou mais de 2000 patentes.
Morreu em 1931 e encontra-se sepultado no Edison National Historic Site, no condado de Essex, em Nova Jersey.
660 a.C. – Fundação do Japão.
641 – Fim do reinado do imperador bizantino Heráclio.
1858 – Primeira aparição da Virgem Maria a Bernadette Soubirous em Lourdes, na França.
1873 – Renúncia de Amadeu I ao reinado da Espanha.
1907 – Inicia-se o processo de beatificação do Papa Pio IX.
1919 – Friedrich Ebert torna-se presidente da Alemanha (reichpräsident).
1920 – Imabari (província de Ehime, Japão) recebe o estatuto de cidade.
1921 – Criação da Diocese de Belo Horizonte pelo Papa Bento XV.
1929 – Independência do Vaticano, segundo o tratado de Latrão.
1932 – Criação da Universidade Federal de Santa Catarina.
1941 – Segunda Guerra Mundial: o Japão vence a Batalha de Singapura.
1945 – Termina a Conferência de Ialta.
1947 – Abashiri (Hokkaido, Japão) recebe o estatuto de cidade.
1961
Em Israel, tem início o processo de Adolf Eichmann.
Patrice Lumumba, primeiro-ministro da República Democrática do Congo, é assassinado.
1963 – Os Beatles gravam o seu primeiro disco, Please Please Me.
1965 – Ringo Starr casa-se com Maureen Cox.
1971 – Estados Unidos, Reino Unido, União Soviética e outros países, assinam o Tratado sobre a Proibição da Colocação de Armas Nucleares e Outras Armas de Destruição em Massa no Leito do Mar e no Fundo do Oceano e em seu subsolo, banindo as armas nucleares.
1979 – Revolução Iraniana: o aiatolá Khomeini toma o poder.
1982 – O Partido dos Trabalhadores é reconhecido oficialmente pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral brasileiro.
1987 – Entra em vigor a atual constituição das Filipinas.
1990 – Após 28 anos de prisão e pressão internacional por sua liberdade, Nelson Mandela é solto por ordem do presidente Frederik de Klerk.
1998 – É solta e extraditada de volta ao Brasil Lamia Maruf Hassan, condenada à prisão perpétua pelo governo de Israel por ter participado do sequestro e da morte de um soldado israelense, em 1984.
2004 – É tornada pública uma investigação de suspeita de lavagem de dinheiro envolvendo a esposa de Yasser Arafat, Suha.
2005 – Google anuncia intenção de oferecer hospedagem para a Wikipedia.
2007 – Em Portugal, um referendo nacional não atinge quorum necessário, mas a uma ligeira maioria dos votantes escolhe a despenalização do aborto (interrupção voluntária da gravidez) realizada a pedido da mulher durante as primeiras dez semanas de gravidez.
2010 – Pela primeira vez na História do Brasil, um Governador de Estado é preso no exercício do mandato: José Roberto Arruda, governador do Distrito Federal é preso pela Policia Federal, acusado de corrupção.
2011 — O presidente egípcio, Hosni Mubarak, demite-se do cargo, após a forte agitação política no país.
2013 — O Papa Bento XVI, aos 85 anos, anuncia a renúncia do papado que oficialmente ocorreria em 28 de fevereiro do mesmo ano, sob a alegação de idade avançada.