No dia 13 de junho de 323 AEC (a.C.), morreu um dos maiores generais do mundo antigo e fundador de um dos maiores impérios de todos os tempos, Alexandre Magno, da Macedônia. Seu império se estendeu desde o leste do Mediterrâneo até a Índia, morreu na Babilônia, atual Iraque, aos 33 anos. Ele não deixou sucessores e, um ano após sua morte, seu exército e seu império entraram em guerra. Mais tarde, seu corpo retornou para Alexandria, onde foi sepultado em um caixão de ouro.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
313 – Constantino promulga Édito de Milão.
1373 – Portugal assina com a Inglaterra a mais antiga aliança entre nações.
1621 – Carta régia divide o Brasil em dois estados: Brasil e Maranhão.
1951 – Forças da ONU capturam Pyongyang, vértice norte do triângulo de defesa comunista na região central da Coreia.
1956 – A ocupação britânica da zona do canal de Suez termina com a partida da última força simbólica, que sai de Port Said para Chipre.
1964 – EUA e Reino Unido aceitam custear a presença das tropas da ONU em Chipre por três meses após 27 de junho.
1967 – Violentos conflitos raciais explodem em cidades americanas, reacendendo a questão racial nos EUA.
1971 – O jornal The New York Times inicia a publicação de documentos secretos do Pentágono sobre o envolvimento dos EUA no Vietnam.
1973 – EUA, Viet Cong e Vietnam do Sul e do Norte assinam acordo visando reforçar a paz no Vietnam.
1978 – Fidel Castro aceita encontro com o presidente dos EUA, Jimmy Carter, para esclarecer o envolvimento cubana na invasão da província de Shaba, no Zaire.
1983 – A sonda espacial Pioneer 10, lançada em 1972, torna-se o primeiro objeto fabricado pelo homem a sair do sistema solar.
1991 – Depois de 600 anos de inatividade, entra em erupção o vulcão Pinatubo, nas Filipinas.
2000 – Após 19 dias de afastamento, o Superior Tribunal de Justiça determina a recondução de Celso Pitta à Prefeitura de São Paulo.
2001 – O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat, aceita o plano de paz proposto pelos EUA, anteriormente acatado também por Israel.
2004 – São Paulo SP é palco da maior parada gay do mundo, superando as de São Francisco e de Toronto. Cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram do ato público.