No dia 12 de julho de 1949 o médico espanhol Frederic Durán fundou o primeiro banco de sangue da história. O mesmo foi o inventor desse sistema pioneiro e moderno para a transfusão e a conservação do plasma sanguíneo. Especificamente, o Dr. Duran foi o criador do primeiro banco de sangue e o pai da transfusão moderna.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Precursor da promoção da doação de sangue, envolvendo a coleta, tanto no próprio centro como em fábricas e povoados, os estudos analíticos do produto obtido, a preparação deste de uma forma fácil, o armazenamento, o transporte até a cama do doente e o ato da transfusão. Todo isso, acompanhado da fabricação e esterilização das embalagens e as equipes de transfusão, isto é, um processo completo como o que hoje em dia realizam os bancos de sangue modernos. Não dispunha de maquinário nem tecnologia avançada, mas já estava preocupado com a esterilização, o sistema de lacre, a dosagem correta, a temperatura de armazenamento e a oxigenação dos glóbulos vermelhos, por isso sempre tentava trabalhar com o conceito de qualidade em todas as fases do processo.
As tentativas de se usar o sangue para curar doenças vêm desde a pré-história. Durante muitos séculos, no entanto, os resultados foram totalmente infrutíferos, sendo que as primeiras transfusões, que datam de meados do século XVII, eram quase sempre feitas com sangue de animais.
A transfusão é classicamente dividida em três períodos: a era pré-histórica, que vai até a descoberta da circulação sanguinea pelo médico britânico William Harvey, no início do século XVII. O segundo, o período pré-científico, vai de 1616, ano da descoberta da circulação, até o início do século XX, quando o pesquisador austríaco Landsteiner descobre o grupo sanguíneo ABO. O terceiro período – chamado científico – começa com a descoberta de Landsteiner, chegando até os dias atuais.
Já no período científico, a falta de soluções anticoagulantes que permitissem a estocagem do sangue coletado de doadores condicionava a transfusão a ser feita braço a braço. As pesquisas prosseguem e, entre as duas guerras mundiais, desenvolve-se a solução anticoagulante à base de citrato de sódio. Com isto, abre-se a possibilidade da existência de bancos de sangue como são conhecidos atualmente.
A primeira transfusão de sangue coletado e estocado em garrafas de vidro ocorreu durante a guerra civil espanhola, em 1939: um médico da cidade de Toulouse, na França, organiza uma rede de doadores de sangue, simpatizantes da causa dos rebeldes que lutavam contra os fascistas comandados pelo general Franco. Com a eclosão da II Guerra Mundial, surgem os primeiros bancos de sangue e a transfusão generaliza-se e torna-se rotina na prática médica, sendo decisiva para salvar a vida de civis e militares feridos. A guerra, aliás, é o que serve de motivação e estímulo para as primeiras campanhas de doação de sangue. Desde os primórdios, o sistema de doação de sangue alicerça-se na doação altruísta e não remunerada, contando com a solidariedade e benevolência dos cidadãos.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
1537 – Batalha de Abancay, no Peru: as tropas de Diego Almagro vencem as de Pizarro, comandadas por Alfonso de Alvarado.
1806 – Napoleão cria a Confederação do Rhin, aceita pelos príncipes alemães.
1876 – Nasce Max Jacob, escritor francês.
1878 – Tropas inglesas ocupam a ilha de Chipre, cedida pela Turquia, que reservou os direitos soberanos sobre a Ilha.
1884 – Nasce Amadeo Modigliani, pintor italiano.
1885 – No Estado de Barranquilla (Colômbia), os rebeldes da insurreição iniciada em 28 de fevereiro do mesmo ano são derrotados.
1894 – Terremoto em Istambul, que deixa numerosas vítimas e afeta a maior parte dos edifícios da cidade.
1902 – Na Alemanha, o processo de fabricação dos ácidos chamados barbitúricos é patenteado.
1904 – Nasce Pablo Neruda, poeta chileno, Prêmio Nobel de Literatura em 1971.
1914 – Fracassa a tentativa de assassinato contra Rasputín, aventureiro russo de grande influência na corte czarista.
1920 – Na Bolívia, uma revolução derruba o presidente liberal José Gutiérrez Guerra.
1920 – Inauguração oficial do Canal do Panamá.
1924 – As tropas de ocupação norte-americanas se retiram da República Dominicana após a eleição do presidente Horacio Vázquez.
1937 – Três aviadores russos fazem um vôo sem escalas desde Moscou até a cidade de São Jacinto (Califórnia), atravessando o Pólo Norte.
1944 – O acampamento de Auschwitz-Birkenau, onde havia 12,5 mil judeus (4 mil assassinados na câmara de gás) é desmontado.
1947 – Conferência internacional em Paris para concretizar o plano de ajuda dos Estados Unidos para a reconstrução da Europa (Plano Marshall).
1948 – Os 375 mil prisioneiros alemães em campos ingleses no Oriente Médio são liberados.
1957 – Com a morte de seu avô, o príncipe Karim, estudante de 20 anos da Universidade de Havard, converte-se em Aga Khan, líder de 20 milhões de mulçumanos.
1960 – Fracassa uma revolta na província argentina de San Luis, encabeçada pelo general Giovannoni.
1971 – A Alemanha Ocidental reconhece a Alemanha Oriental.
1973 – Pilotos norte-americanos realizam violentos ataques aéreos contra rebeldes cambojanos.
1977 – O presidente americano Jimmy Carter se pronuncia em favor do desenvolvimento das bombas de nêutron, devido a seus Redação Terraitos menos destrutivos.
1980 – Pelé é escolhido o esportista do século.
1987 – R. Branson e P. Lindstram realizam com êxito a travessia do Atlântico Norte a bordo do balão Virgin, após duas tentativas fracassadas.
1989 – A chapa Fernando Collor e Itamar Franco é lançada para a sucessão do presidente José Sarney durante convenção do PRN.
1990 – Violeta Chamorro e sandinistas chegam a um acordo para pôr fim à greve geral de 85 mil empregados do Estado.
1990 – O jornalista João Saldanha morre em Roma durante cobertura da Copa do Mundo.
1993 – Um terremoto deixa mais de 200 mortos em Hokaido, no Japão.
1996 – O Palácio de Buckingham anuncia o acordo de divórcio dos Príncipes de Gales, Charles e Diana.
1997 – Fim no Panamá da 19ª Cúpula de presidentes da América Central, com o acordo de modernizar o sistema de integração da zona e realizar um tratado de livre comércio.
1998 – A França ganha a Copa do Mundo de Futebol.
1998 – Três crianças católicas morrem queimadas em um ataque sectário na Irlanda do Norte.
1999 – A OMC autoriza os Estados Unidos e o Canadá a impor sanções à União Européia por sua negativa em importar carne de gado tratada com hormônios.
2000 – Diversos chRedação Terras de Estado aprovam a criação da União Africana.