No dia 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas declarou, em pronunciamento à nação pelo rádio, que o Brasil estava sob um novo regime de governo, o Estado Novo. Caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e pelo autoritarismo, o Estado Novo durou até 1945, quando Getúlio foi desposto pelas Forças Armadas. A chegada de Getúlio ao poder também foi por meio de um golpe e, praticamente, não houve reação contrária. Na época, o ambiente político brasileiro era bastante delicado. Havia comoção popular por causa do Plano Cohen (um suposto plano comunista para a tomada de poder no Brasil), instabilidade política causada pela Intentona Comunista e o medo de novas revoluções comunistas. Assim que tomou o poder, Getúlio Vargas fechou o Congresso Nacional e acabou com os partidos políticos. Ele outorgou uma nova constituição, que lhe concedia controle total do poder executivo, e previa um novo Legislativo. Durante sua permanência no poder, contudo, nunca foram realizadas eleições democráticas.
1483 – Nasce Martin Lutero, religioso alemão.
1555 – Chega ao Rio de Janeiro uma expedição francesa comandada pelo almirante Nicolau Durand de Villegagnon.
1625 – Holandeses cedem a cidade de Nova Amsterdã (hoje Nova Iorque) para a Inglaterra.
1807 – A família real portuguesa embarca rumo ao Brasil devido a invasão do país pelas tropas napoeleônicas.
1855 – Um tremor de terra provoca a morte de cem mil pessoas em Tóquio, no Japão.
1864 – Maximiliano I, arquiduque da Áustria, se torna imperador do México.
1922 – Um tremor de terra causa a morte de mais de mil pessoas no Chile.
1925 – Nasce Richard Burton, ator britânico.
1928 – O nome de Júlio Prestes para presidente é vetado pelo estado de Minas Gerais. É o primeiro racha na política do café-com-leite.
1928 – Hirohito é coroado imperador do Japão, país que governou até 1989, quando faleceu.
1937 – Tropas do exército cercam o Congresso, que é dissolvido. O presidente Getúlio Vargas implanta o Estado Novo e outorga a quarta Constituição brasileira, inspirada nos regimes fascistas europeus.
1940 – Durante a Segunda Guerra Mundial, forças gregas fazem o Exército italiano recuar para a Albânia.
1943 – O governo brasileiro lança uma campanha de recrutamento para o combate às forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial.
1955 – Acusando o governo de Juscelino Kubitschek de ter inclinações golpistas, o general Henrique Teixeira Lott se demite do cargo de ministro da Guerra.
1958 – O presidente francês Charles de Gaulle afirma serem legítimos os movimentos de independência nos países africanos.
1961 – Na União Soviética, a cidade de Stalingrado passa a se chamar Volgogrado.
1971 – A carioca Lúcia Tavares Patterle ganha o título de Miss Mundo, em Londres.
1971 – É criado o irreverente grupo musical Secos & Molhados, do qual o cantor Ney Matogrosso fazia parte.
1989 – Todor Zhikov deixa o poder na Bulgária depois de 35 anos como chefe do Partido Comunista e líder do Estado.
1994 – Um estudo conclui que o uso de agulhas contaminadas é a principal forma de disseminação da AIDS na Casa de Detenção de São Paulo.
1994 – Chandrika Bandaranaike-Kumaratunga vence as eleições presidenciais no Sri Lanka e torna-se a primeira mulher a dirigir o país.
2001 – Nasce João Augusto, filho do apresentador Gugu Liberato e a médica Rose Miriam.