No dia 10 de junho de 2004 um dos grandes nomes da música norte-americana, músico e pianista Ray Charles morria em um dia como este, em Los Angeles, no ano de 2004. Ele marcou época por seu pioneirismo na música soul a partir dos anos 50 e também por sua inovação na interpretação do R&B. Entre seus sucessos estão “I Got a Woman” (gravada depois por Elvis Presley), “Talkin about You”, “What I’d Say”, “Litle girl of Mine”, “Hit the Road Jack”, “Unchain My Heart”, “Ruby”, “Cry Me a River”, “Georgia On My Mind” e baladas country como “Sweet Memories”. Seu maior êxito comercial foi “I Can’t Stop Loving You”, de 1962. Nascido em Albany, no dia 23 de setembro de 1930, seu nome de batismo, Ray Charles Robinson, foi encurtado para Ray Charles para que não houvesse confusão com o boxeador Sugar Ray Robinson. Órfão de pai e mãe muito jovem, Ray Charles perdeu completamente a visão aos sete anos de idade por razões que nunca foram completamente esclarecidas, mas fontes sugerem que um glaucoma possa ter sido a razão da cegueira ou falta de tratamento de uma infecção. A partir dai, ele começou a frequentar escola para cegos e a tocar instrumentos. O piano era o seu favorito. A partir dos anos 60, aproveitou a popularidade da música negra nos EUA e passou à condição de uma estela da música. Mulherengo e com problemas com drogas ao longo de sua carreira, Ray Charles se casou duas vezes e teve 12 filhos com sete mulheres. Ele morreu aos 73 anos, por conta de uma doença no fígado, em sua casa de Beverly Hills. Em 2004, a vida dele foi retratada no filme Ray.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
1521 – Os índios destróem as Missões de Cumaná, em Venezuela.
1539 – O conquistador espanhol Hernando de Soto desembarca na baía do Espírito Santo, nos Estados Unidos, com 600 homens.
1770 – O governador de Buenos Aires Bucarell ordena que os ocupantes britânicos das ilhas Malvinas desocupem o local.
1776 – O Congreso de Filadélfia aprova a Declaração de Independência dos estados da união.
1816 – O patriota colombiano José María Carbonell é fusilado em Bogotá.
1829 – O governador das Províncias Unidas do Rio de la Plata cria o Comando Política e Militar das Ilhas Malvinas.
1834 – O presidente Luis José de Orbegozo promulga a quarta Constituição do Peru.
1901 – O Parlamento da Bélgica decide aprovar a anexação do Congo.
1921 – Nasce Felipe Mountbatten, duque de Edimburgo, esposo da Rainha da Inglaterra.
1922 – Nasce Judy Garland, cantora e atriz norte-americana.
1907 – Auguste Lumiére apresenta a fotografia colorida em Paris.
1924 – Giacomo Matteotti, deputado e secretário geral do Partido Socialista Italiano, é seqüestrado e assassinato por um bando fascista.
1933 – Brasil, México e Venezuela retomam suas relações diplomáticas.
1944 – A bomba V-1 alemã é lançada sobre a cidade de Londres.
1945 – José Luis Bustamante Rivero é eleito presidente do Peru.
1953 – A URSS renuncia suas reivindicações sobre os estreitos turcos de Bósforo e Dardanelos.
1959 – A China e a URSS firmam um acordo nuclear.
1967 – Termina a Guerra dos Seis Dias. Israel se apodera do territorio egípcio situado ao leste do Canal de Suéz, derrota o exército da Jordânia e ocupa a península de Sinaí.
1972 – O presidente chileno, Salvador Allende, nacionaliza o Banco do Chile.
1977 – Delegados de 130 países firmam um tratado, em Genebra, para aumentar a proteção da população civil em caso de guerra.
1985 – Israel retira suas tropas do Líbano.
1989 – Morre George Wells Beadle, cientista norte-americano, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina em 1958.
1999 – A OTAN anuncia o fim dos bombardeios contra a Iugoslávia, após 79 dias de ataques. A ONU autoriza o movimento da força internacional para Kosovo e a criação de uma administração interina para o territorio.
2000 – Morre Hafez el Asad, presidente da Síria.