No dia 8 de janeiro de 1935 nascia em East Tupelo, nos Estados Unidos, o lendário Elvis Aaron Presley, músico e ator, mundialmente denominado “Rei do Rock”. Ele passou sua infância em Memphis, Tennessee, onde participava do coro da igreja evangélica local, onde recebeu influência do blues. Em 1954, foi contratado pelo produtor musical da Memphis Recording Service, Sam Phillips, então a procura de um cantor branco que cantasse blue. Em 1954 grava seu primeiro disco, um compacto com as músicas “That’s all right” e “Blue Moom of Kentucky”. Suas apresentações encantavam as plateias. No dia 2 de outubro fez sua primeira apresentação fora de seu estado, em Atlanta, Geórgia. Ele também era conhecido na década de 50 pelo apelido Elvis The Pelvis, por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Com uma potente voz, força interpretativa e estilo galã, foi um sucesso de público e se transformou em um dos ícones da cultura popular mundial. Ele cantava acompanhado do guitarrista Scotty Moore e do baixista Bill Black. Presley foi um dos criadores do rockabilly, fusão do country e do rhythm and blues. No auge de sua carreira, com grandes apresentações e gravações, envolve-se com problemas pessoais e de saúde. No dia 21 de junho de 1977, fez seu último show em Los Angeles. No dia 16 de agosto morre Elvis, de ataque cardíaco. Após sua morte em Memphis, em 16 de agosto de 1977, oito milhões de cópias de seus discos esgotaram-se em apenas cinco dias. Graceland, a suntuosa mansão do cantor na cidade, ainda hoje é local de peregrinação de seus admiradores. Mesmo 40 anos depois da sua morte, ele é o artista solo com maior número de hits nas paradas mundiais e recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos, com mais de 1 bilhão e meio cópias vendidas em todo o mundo. Elvis morreu no dia 16 de agosto de 1977, em Memphis, nos Estados Unidos. As circunstâncias de sua morte repentina, em sua mansão, até hoje ainda não foram totalmente esclarecidas.
537 – Criação da primeira diocese da América do Sul, no Peru.
1642 – Morre Galileu Galilei, matemático, físico, astrônomo e inventor italiano.
1766 – Uma frota de navios ingleses invade o porto de Egmont, nas Ilhas Malvinas.
1815 – Tropas americanas, lideradas pelo general Andrew Jackson, derrotam os ingleses na batalha de Nova Orleans e vencem a Guerra de 1812.
1885 – É assinado um Tratado de Paz e Amizade entre Espanha e a República do Equador.
1914 – O Hospital Middlesex de Londres utiliza o rádio para tratar o câncer.
1916 – I Guerra Mundial. As Forças Aliadas abandonam a península de Gallipoli, na Turquia.
1918 – O presidente norte-americano Woodrow Wilson apresenta ao Congresso um plano para manter a paz após a Primeira Guerra Mundial.
1926 – Abdul Azziz ibn Saud torna-se rei de uma nação que ele nomeia de Arábia Saudita.
1935 – Nascimento de Elvis Presley, cantor norte-americano de rock.
1937 – Entra em vigor nos Estados Unidos a tercera Ata de Neutralidade.
1966 – Charles de Gaulle inicia o seu segundo mandato como presidente da França.
1971 – Sir Geoffrey Jackson, o embaixador britânico no Uruguai, é seqüestrado por guerrilheiros Tupamaros.
1973 -Diplomatas norte-americanos e vietnamitas voltam a se reunir em Paris para negociar o fim da Guerra do Vietnã.
1976 – É publicado em Buenos Aires o testamento político do ex-presidente argentino Juan Domingo Perón.
1979 – Chega a 50 o número de mortos na explosão de um petroleiro francês em águas irlandesas.
1994 – Lançamento da nave espacial russa Soyuz TM-18 , do Cazaquistão, com destino à estação espacial MIR. Três astronautas vão à bordo.
1996 – O ex-presidente francês François Mitterrand falece aos 79 anos de idade.
1997 – Morre Melvin Calvin, científico e professor americano que recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1961.
1998 – Ramzi Yousef, que planejou o bombardeio do World Trade Center, é condenado à prisão perpétua em Nova York.