No dia 04 de Outubro de 1970, morria a cantora norte-americana Janis Joplin, aos 27 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Nascida em Port Arthur, no Texas, ela saiu de casa aos 17 anos e começou a cantar em Austin, também no Texas, e depois em Los Angeles. Integrante da banda Big Brother and the Holding Company, de São Francisco (1966), rapidamente ela chegou à fama por conta de sua performance poderosa e apaixonada como cantora de blues. O álbum Cheap Thrills (1968) contém algumas de suas gravações mais conhecidas. Depois que deixou a banda, ela continuou a cantar sucessos, incluindo Me and Bobby McGee. Meses antes de morrer por overdose de heroína, Janis Joplin esteve no Brasil, em fevereiro. Sua permanência no país foi turbulenta, com topless em Copacabana, muita bebida e uma expulsão do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina.
1501 – A expedição comandada pelo navegador Américo Vespúcio chegou à foz de um enorme rio. Os exploradores o batizaram de Rio São Francisco, já que era dia do santo.
1669 – Morre Fallece Harmenszoon van Rijn Rembrandt, pintor holandês.
1824 – O congresso do México promulga a constituição federal, que divide o país em 19 Estados e 4 territórios.
1878 – Nasce o mexicano Doroteo Arango, conhecido como Pancho Villa.
1910 – O rei Manuel II, de Portugal, foge para a Inglaterra por causa da Revolução de Lisboa. Portugal torna-se uma república.
1924 – Nasce Charlton Heston, ator norte-americano.
1930 – O governo provisório de Bruxelas declara a independência da Bélgica, que se separou da Holanda. Nove anos mais tarde é que o governo de Haia reconheceu a Bélgica como país independente.
1940 – Segunda Guerra Mundial. Hitler e Mussolini se encontram no Passo de Brenner.
1942 – Getúlio Vargas, por meio do decreto-lei 4.791, institui o Cruzeiro como unidade monetária brasileira.
1945 – O general McArthur, comandante das forças norte-americanas no Japão, proclama a lei de liberdades civis no país.
1957 – A URSS coloca pela primeira vez na órbita terrestre um satélite artificial chamado Sputnik I.
1960 – Estados Unidos lança ao espaço o Courrier IB, primeiro satélite ativo de telecomunicações.
1970 – Emerson Fitipaldi alcança sua primeira vitória na Fórmula 1 ao vencer o Grande Prêmio dos Estados Unidos.
1977 – Indira Gandhi, ex-primeira ministra da Índia, é solta 24 horas depois da sua prisão. Ela voltaria ao poder em 1980.
1985 – Morrem 34 presos no Peru em motim promovido pela organização guerrilheira Sendero Luminoso.
1987 – Alberto Dória, presidente da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, é morto com quatro tiros.
1988 – A Anistia Internacional expõe um informe no 40º aniversário da declaração universal dos Direitos Humanos, que confirma o lamentável panorama mundial sobre estes direitos.
1989 – O empresário Luís Salles é libertado depois de ter passado 65 dias seqüestrado. A família pagou um resgate de 2,5 milhões de dólares.
1991 – Os delegados de 30 países fecham acordo em Madri, o acordo que define a Antártica como reserva natural para a paz e a ciêmncia. Também é proibida a exploração durante 50 anos.
1994 – Um terremoto de 8,2 pontos na escala Richter atinge o Japão, provocando ondas enormes, inundações e mortes no litoral.
1994 – Cientistas anunciam a descoberta, na ilha do Cajual, no Maranhão, do maior número de fósseis de dinossauros já encontrados no Brasil.
1994 – O governo da Ucrânia aceita um plano internacional para fechar a usina de Chernobyl, que em 1986 provocou o maior acidente nuclear da história.
1994 – Estados Unidos e China definem acordo em Washington de não proliferação de mísseis.
2001 – Registrado o primeiro caso de antraz nos Estados Unidos. A vítima é Robert Stevens, de 63 anos, editor de fotos do semanário The Sun. Ele morre no dia seguinte.
2001 – Um avião russo com passageiros israelenses cai no Mar Negro derrubado por um míssil de procedência ucraniana.