Subiu para 13 o número de municípios catarinenses em situação de emergência, segundo o relatório emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) na manhã desta quinta-feira (16). O número se dá pelas fortes chuvas que atingiram o Estado no último fim de semana.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Somente nesta quinta, sete decretaram emergência: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá. Outros seis já estavam na lista: Içara, Criciúma, Forquilhinha, Praia Grande, Meleiro e Ermo. Assim, agora são 13 as cidades mais afetadas pelas chuvas, que castigaram principalmente as regiões Sul e Extremo Sul do Estado.
Segundo o relatório, são 421 pessoas desalojadas e 162 desabrigadas. O departamento de monitoramento meteorológico da SDC aponta para chuva volumosa e intensa para o fim de semana em Santa Catarina.
Araranguá e São João do Sul, que somam 411 pessoas desalojadas, já receberam R$ 131.753,12 em itens de assistência humanitária. Entre eles, estavam cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.