Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacinação da tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, bem como ofertar horário diferenciado aos que precisam se vacinar, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê esteve com a Unidade de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz aberta o dia todo neste sábado (14). A enfermeira responsável pelo setor de imunização, Waldereza Dal Molin, destacou que é muito importante que todos procurem as unidades de saúde para deixar as suas carteiras de vacinação em dia. Waldereza destaca ainda que aqueles que não sabem se tomaram a vacina ou que possam ter perdido a carteirinha de vacinação precisam fazer a vacina conforme a faixa etária.
QUEM DEVE TOMAR A VACINA
Crianças de seis a onze meses de idade com a chamada doze zero, a qual não substitui as doses do calendário de vacinação, ela é uma dose extra e precisa ser feita pelos pais. Crianças aos 12 meses de idade devem tomar 01 dose da vacina, pessoas com até 29 anos necessitam de 02 doses, pessoas entre 30 e 49 anos precisam de 01 dose, profissionais de saúde devem tomar 02 doses da vacina e pessoas maiores de 49 anos que forem viajar para áreas de circulação da doença necessitam de 01 dose.
FEBRE AMARELA
Além da vacina contra o sarampo, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão visitando as comunidades do interior para fazer a prevenção e vacinação, quando necessário, da Febre Amarela. As equipes estão abordando as famílias e realizando questionários para saber se já viram algum macaco morto para que comuniquem os órgãos de saúde para saber se há circulação do vírus ou não, uma vez que o macaco não transmite a doença, apenas sinaliza. Waldereza reforça que as vacinas do sarampo quanto a da febre amarela estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.
AssessCom