Na manhã desta quinta-feira (29), o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco), com apoio do Grupo Regional do GAECO de Chapecó e do GAECO do Estado da Bahia, deu cumprimento a duas ordens judiciais de busca e apreensão expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Xanxerê, concedidas após requerimento da 40ª Promotoria de Justiça da Capital.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
A operação “Sine Odio” visou apreender instrumentos eletrônicos e materiais relacionados a possíveis ameaças, realizadas em ambiente virtual, de possível ataque armado a templo religioso, bem como à propagação de ideais neonazistas.
A investigação apurou a possível existência de comunicação entre dois adultos e um adolescente residentes em três estados da Federação (SC, BA e PR), que demonstravam a intenção de cometer atos de violência. Com base nas informações recebidas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi possível proceder à identificação e à localização dos autores, bem como a busca por outras evidências relacionadas aos graves fatos orquestrados pelos investigados.
Durante o cumprimento das buscas foram encontrados, nas residências dos alvos, diversos objetos veiculados em suas redes sociais que fazem apologia ao Nazismo, como inscrições de suásticas e do grupo paramilitar alemão “SS”, imagens do líder nazista, Adolf Hitler, e artigos e vestimentas paramilitares.
Um terceiro envolvido do grupo criminoso, residente no Paraná, já havia sido alvo de cumprimento de busca e apreensão pela Polícia Civil daquele Estado, sendo encontrado na sua residência significativa quantidade de armas de fogo (um rifle, uma pistola, um revólver e uma espingarda calibre .12), fato este que corrobora o possível desígnio destes jovens para o cometimento de ataque a templo religioso do Estado de Santa Catarina.
Desde o triste episódio ocorrido na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no dia 5 de abril de 2023, quando quatro crianças foram vítimas de homicídio, o CyberGAECO vem monitorando redes e interagindo com outras instituições governamentais como, neste caso, o Laboratório de Operações e Inteligência da SENASP/MJSP, para identificar indivíduos que estejam planejando cometer atos de violência em massa.
Operação “Sine Odio”
Sine Odio é uma palavra em Latim que significa ¿sem ódio¿, objetivo da atuação preventiva do CyberGAECO no ambiente virtual.
GAECO
O GAECO é uma força-tarefa formada pelo Ministério Público, pelas Polícias Civil, Militar, Penal e Rodoviária Federal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar.
CyberGAECO
O CyberGAECO é uma força-tarefa composta por integrantes do Ministério Público, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros Militares, que tem como objetivo identificar, buscar prevenir e reprimir delitos praticados em ambiente¿virtual.