A CPI mais fajuta e eleitoreira já vista acaba de ser instaurada na Câmara de Vereadores de Xanxerê. Em uma tentativa desesperada do vereador Altair Rossatto – Dentinho (PP), em buscar “criar um fato político”, para tentar minimamente ter palanque e assunto para defender na campanha eleitoral, a peça pregada para cima dos demais vereadores acabou por ser instaurada efetivamente na tarde desta sexta-feira (10).
Em reunião a portas fechadas realizada na Casa Milionária, foi formada a comissão que irá conduzir os trabalhos desta CPI, sendo Presidente: Serginho, Relator Saibo e Membro: Dentinho.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Se fosse o sertanejo Murilo Huff, cantaria “dedo do meio”; mas como se trata do cenário político de Xanxerê, a superação não veio, e a mágoa corre solta. Isto pois, há quem diga haver dedo e influência do vereador Evandro Berto (PP) por trás dessa jogada de Dentinho para instaurar a dita CPI, tendo em vista que Berto hoje se apresenta como pré-candidato e muitos o colocam ao lado do empresário Edson Marció (PSD), para concorrer na majoritária do pleito deste ano. E a CPI se torna um novo FATO POLÍTICO, que sem sombra de dúvidas deverá ser usado em campanha.
É triste, mas ao que tudo nos indica, o que bem foi colocado pela controladora interna do município de Xanxerê, Andreza Gallas, em oficio encaminhado ainda em 2023 à Câmara de Vereadores, a cada dia que passa se desenha e traduz como verdade. No oficio em questão, Andreza qualificou o vereador Dentinho como um ANALFABETA FUNCIONAL. Pessoa letrada ou com estudo, que domina a leitura e escrita da língua portuguesa, porém não detém a capacidade de interpretar textos.
Durante a reunião realizada na tarde desta sexta-feira (10), entre os vereadores, segundo relatos repassados ao Pe Louro, Dentinho teria afirmado categoricamente que, UMA SERVIDORA, investigada nos autos pelo Ministério Público, no caso de rachadinha do Prefeito Avelino Menegolla, ainda segue trabalhando junto à Prefeitura de Xanxerê. E o intuito de Dentinho, é saber se as rachadinhas seguem ocorrendo no governo de Martarello.
O que o pobre vereador em sua inocência ou incompetência não conseguiu ver e compreender, é que a SERVIDORA citada nos autos do MP, não foi alvo de investigação e sim, serviu como TESTEMUNHA do Ministério Público.
O clima esquentou, segundo relatos de servidores, durante a reunião dos vereadores na tarde desta sexta-feira (10), faltou pouco para que os vereadores Rama (MDB) e Berto (PP), baixassem o nível e partissem para vias de fato, dentro da Casa Milionária.
Os demais parlamentares presente na reunião tiveram que conter a turma, que estava com os ânimos exaltados!
Como diz o ditado, pau que bate em Chico, também bate em Francisco.
A bancada de situação do Prefeito Oscar Martarello, até então estava se mantendo calada, diante dos inúmeros atos e falas infundadas do vereador Dentinho (PP). Mas a atitude dele em querer criar um fato político em ano eleitoral, contra a administração municipal deverá ter retaliação.
Segundo confissões feitas ao Pe Louro, na próxima sessão, precisando de apenas um terço dos parlamentares, deverá ser pedido a abertura também de uma CPI, para apurar a “quebra de decoro” de Dentinho, seguindo orientação do Ministério Público, em ação realizada em 2023, no qual Dentinho foi investigado pela prática de rachadinha dentro da Câmara, e ainda responde a processo junto à justiça eleitoral por compra de votos.
A situação coloca o progressista em maus lençóis, pois do lado da administração são três votos levando em consideração apenas a bancada do MDB, que somados a bancada do PT, aliados aos vereadores do PL, partido do Prefeito Oscar Martarello, poderá chegar a 7 votos, provocando assim a cassação de mandato do vereador Dentinho.
Vereadores do PT ficaram de fora da reunião realizada na tarde desta sexta-feira (10), para definir a formação da comissão para conduzir a CPI “do fato político” em Xanxerê.
A decisão de permanecer neutro sobre a situação é pelo fato de que Sidão se licenciou, e o suplente ainda não tomou posse. Já Alessandro, não deixou suas atividades profissionais de lado para fazer número e dar ainda mais corpo a trapalhada de Dentinho.