Dizem que o cão é o melhor amigo do homem. Para os binômios do Corpo de Bombeiros Militar, além de melhor amigo o cão é também o melhor parceiro de trabalho dos Bombeiros. Foi pensando em homenagear esta parceria que, desde julho deste ano, o quartel de Xanxerê, sede do 14° Batalhão de Bombeiros Militar, recebeu um Memorial do Cão de Resgate, um espaço para simbolizar a parceria entre os cães e os Bombeiros e para reunir os cinotecnicos e apreciadores da atividade com cães.
De acordo com o Tenente Coronel BM Walter Parizotto a ideia de erguer um monumento surgiu depois que ele viu nos Estados Unidos, em Washington, uma estátua que homenageia os profissionais que trabalham com cães. – “Aqui em Xanxerê somos referência nacional em atividades de cinotecnia e treinamento de cães para operações de busca e resgate. Mas os Bombeiros que vêm até aqui e conhecem nosso Centro de Treinamento sentiam necessidade de um local para significar a atividade”.
O memorial, contemplado com uma estátua construída por um artesão de São Joaquim, também tem anexo uma praça e um espaço de descanso. “A intenção é também sepultar aqui os cães da corporação que morreram em atividade ou que já foram aposentados e acabaram falecendo de senilidade”. O local também é usado como ponto de contemplação por Bombeiros, profissionais do Batalhão ou visitantes.
AssessCom/Cbm