Uma gestão eficiente e com zelo pelo recurso público se faz com comprometimento e responsabilidade. E deste modo é que o Prefeito Oscar Martarello tem trabalhado a frente do Governo Municipal de Xanxerê. Empresário de sucesso, Martarello abdicou de sua empresa e por vezes até mesmo da família para mudar os rumos de Xanxerê. Tornar a cidade um verdadeiro canteiro de obras e um local bom para se morar e investir.
Com critérios técnicos bem estabelecidos, Martarello prezou pelo corte de despesas em uma gestão cada vez mais profissional dentro do poder público municipal, onde quem “não rende ou não produz”, aprendeu a dança do banquinho.
Com projetos ousados e um grupo de secretariados alinhados com seu propósito de governar Xanxerê colocando a cidade de volta nos trilhos, Martarello pode hoje bater no peito com orgulho de dizer que a saúde financeira da cidade nunca esteve tão bem. Prova disso, é a fala do Vereador Arnaldo Lovatel (PP), que em tribuna na sessão da última quarta-feira (15), destacou que o Prefeito, assumiu o compromisso de tocar com recursos próprios a obra do posto de saúde do Bairro dos Esportes.
Uma obra muito aguardada pela população daquele bairro, que há muito sofre com a falta de um espaço adequado para consultas das mais diversas patologias.
Na manhã desta sexta-feira (17), o Pe Louro esteve em contato com Martarello que endossou as palavras de Lovatel e categoricamente destacou:
– “Estamos há anos aguardando que o Governo Federal cumpra com sua parte. Desde a época do Ministro Mandetta, em 2019, a Prefeitura espera pela liberação dos recursos para que a obra seja finalizada. Não podemos mais esperar, a população e nós cansamos de esperar, economizamos e temos mais de R$ 1,4 milhões reservados especialmente finalizarmos com recursos próprios essa obra que era de responsabilidade do Governo Federal. E caso não tenhamos nenhum parecer oficial por parte do governo, a partir de março nós iremos fazer a obra andar e no prazo máximo de 6 meses a obra seja inaugurada e entregue a população”.
As palavras do vereador Arnaldo Lovatel (PP), durante a sessão da última quarta-feira (15), caíram na graça da população xanxerense, em especial moradores dos bairros dos Esportes, Vila União e São Jorge. Isto pois, em seu discurso, Lovatel lembro de uma demanda há muito aguardada por moradores destes três bairros. Trata-se da obra do Posto de Saúde do Bairro dos Esportes, obra iniciada, porém, há anos está parada.
Lovatel em sua fala, destacou que ainda em 2019, quando presidiu a Câmara de Vereadores, ocupou o posto para trabalhar em prol da população, não ficou sentado atrás de uma mesa e/ou só criticando e apontando defeitos e causando mais problemas para o Governo Municipal. Quem o conhece, sabe que Lovatel tens como característica preponderante ser “um político linha dura”. Mas que busca com ações eficaz melhorar a vida da população. E pensando nisso foi que através de emendas do Senador Espiridião Amim e também com intervenção do Deputado Darci de Mattos, foi que Arnaldo na época, acompanhado dos então secretários de administração Jader Danielli e da saúde, Irene Goralski, estiveram juntos cumprindo agenda em Brasília, onde tiveram uma audiência com o ex-Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. O encontro serviu justamente para cadastrar Xanxerê junto ao Governo Federal e firmar a parceria para a construção da obra do Posto de Saúde do Bairro dos Esportes.
Entretanto, os anos se passaram e a obra ainda segue parada. Sabendo da importância da mesma para a comunidade, Lovatel levou o assunto ao Prefeito Oscar Martarello, que depois de algumas conversas, e cortes de gastos, tornou possível a economia de mais de R$ 1,4 milhões para que o município assuma e execute a obra com recursos próprios a partir de março.
A notícia, foi recebida com aplausos pelos moradores dos bairros beneficiados!
– “É de ações como essas, que a população precisa. É de políticos, de vereadores comprometidos com as reais necessidades do povo que nossa Xanxerê precisa. Mas sabemos que tão logo a obra comece a andar, haverão muitos que irão querer aparecer na foto e se mostrar ser o pai da criança” – destacou Lovatel ao Pe Louro.