O presidente e vice diplomados Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) foram empossados durante cerimônia realizada no domingo (1º) em Brasília. Essa é a terceira vez que Lula é empossado Presidente do Brasil.
No início da solenidade, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prestou homenagem de um minuto de silêncio ao Pelé, que morreu nesta semana em decorrência de um câncer. O novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou ao Congresso no Rolls-Royce presidencial.
Lula subiu a rampa do Palácio do Planalto, acompanhado por cidadãos que representam “a riqueza e a diversidade do povo brasileiro”, como afirmou o cerimonial da posse. Além disso, também levou em uma coleira a cachorra Resistência, adotada por ele e pela primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, no período em que ele esteve preso em Curitiba.
Lula recebeu a faixa presidencial das mãos de uma mulher negra. Emocionado, ele vestiu a faixa e acenou aos presentes na Praça dos Três Poderes, repleta de apoiadores. Ele foi ovacionado no salão Nobre do Planalto.