Criado para resolver a regularização fundiária rural, ou seja, entregar as matrículas de propriedade definitiva das propriedades rurais do Estado de Santa Catarina, foi lançado oficialmente na tarde desta quarta-feira (21), em Xanxerê, o programa Lar Legal Rural.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Atualmente existem milhares de propriedades rurais com necessidade de regularização fundiária no Estado de Santa Catarina e o programa surgiu para permitir melhores condições ao pequeno produtor rural, titulando as terras de forma ágil, desburocratizada e segura. O programa conta ainda com a cooperação da FAESC e da FETAESC.
O evento foi realizado no Centro Comunitário da Igreja Matriz em Xanxerê e reuniu prefeitos da região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), vereadores, secretários municipais, servidores, agricultores e comunidade. Além disso, participaram de forma online o Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, João Henrique Blasi e o coordenador do Programa Lar Legal, Desembargador Selso de Oliveira.
O prefeito de Xanxerê e presidente da AMAI, Oscar Martarello, ressaltou que o programa é uma ação extremamente importante para a regularização fundiária das áreas rurais, trazendo mais segurança e possibilidades de melhorias aos produtores rurais. “O município de Xanxerê e a região da AMAI estão sendo pioneiros no programa, o que muito nos honra com o olhar sensível das autoridades envolvidas em vir até a região Oeste resolver um problema antigo que beneficiará os produtores rurais de Xanxerê e região”.
O coordenador do Programa Lar Legal, Desembargador Selso de Oliveira, salientou que este é um trabalho que será desenvolvido em conjunto com federações, municípios, Governo do Estado e Poder Judiciário, cujos resultados positivos hão de surgir em breve. “Que os proprietários consigam obter o título de propriedade, tão importante para que o pequeno agricultor possa obter os benefícios que muitas vezes não chegam por conta da ausência do título de propriedade”.
ATENDIMENTO
Nos dias 22 e 23 de junho os agricultores interessados podem comparecer na Prefeitura de Xanxerê, no setor bloco produtor rural, para esclarecimentos gerais e também para agendar horário para o cadastramento.
Já de 26 a 30 de junho haverá plantão de atendimento e cadastramento na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Xanxerê, situado na rua Coronel Passos Maia, 1130, sala 01, Edifício Dona Sabina.
Para o cadastramento é necessário levar documento pessoal e toda documentação referente à propriedade rural (documento de aquisição, matrícula mãe, contas de luz, ITR, assim como o comprovante de inscrição no CAR – Cadastro Ambiental Rural).
O agendamento também pode ser feito através do WhatsApp de atendimento: (49) 98436-4599.