Muitos estavam sedentes de saudades em poder ler um pouco das entrelinhas e pretinhas redigidas pelo Pe Louro através deste espaço.
Bem, e para alegria de uns e desespero de outros cá estamos novamente. Podem passar alguns dias, mas sempre surgimos com temas e assuntos pontuais, voltados especialmente aos bastidores e bafafá da política xanxerense e regional.
Nestes últimos dias em especial o Pe Louro esteve recebendo em seu confessionário muitos fiéis que lhes relataram inúmeras situações que serviram para fazer com que parássemos para analisar e juntar os pontos.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Quem analisa de forma pragmática os movimentos políticos de determinados vereadores de Xanxerê, percebe nitidamente a formação de “um novo bloco” – TERCEIRA VIA.
Liderada pelo filho renegado do Governo Municipal – o progressista Evandro Berto – a terceira via começa a se formar no legislativo xanxerense unindo Despresidente (Cabo Oliveira), o sempre encima do muro Serginho Nunes, e o P…. Louca Dentinho.
Uma iniciativa do ex-vereador e empresário Vilson Piccoli, juntou uma ala do PL de Xanxerê, com os vereadores Evandro Berto, Dentinho, convidando também os empresários Edson Marció e Genésio Théo.
Há quem diga, que o objetivo do encontro foi claro por parte dos idealizadores da reunião:
SE OSCAR NÃO FOR, NÓS FAREMOS PREFEITO E VICE NA PRÓXIMA ELEIÇÃO, MAS SE OSCAR FOR PARA REELEIÇÃO, NÓS IREMOS INDICAR O VICE!
Uma clara tentativa de “querer tentar colocar prefeito na verga” e dizer qual o rumo ou caminho que ele deverá trilhar.
Quem tem acompanhado as sessões da câmara de vereadores neste mês de outubro percebeu (pelo menos os mais atentos), a falta das interpretes de libras, nas transmissões do TV Câmara.
Segundo informações que pipocam nos corredores da CASA MILIONÁRIA, o fato se deu, devido ao término de um contrato licitatório aliado a tentativa de direcionamento da nova licitação.
A existência destas “supostas irregularidades” faz com que não haja mais a presença das interpretes de libras, bem como até a tia do cafezinho fosse convidada a sair sobrando tudo para a coitada da moça da limpeza que sem receber nada mais pelo trabalho, precisa estar acumulando funções para servir os shakes xanxereenses.
A existência destes indícios de irregularidades no processo licitatório, fez com que uma das empresas que desejava participar do pleito entrasse com embargo judicial, e “abriu os olhos de servidores de carreira do legislativo xanxerense”. Segundo passarinhos que cantam nas janelas do palácio milionário, tais servidores estariam se recusando integrar as comissões de licitações temendo que acabe sobrando para si eventuais problemas, e teriam procurado também orientação e parecer do Ministério Público.
O mesmo passarinho que canta na janela da CASA MILIONÁRIA de Xanxerê, também afirma ter ouvido da boca de determinado parlamentar, afirmar ter tido muitos gastos em sua ou suas campanhas, e estaria “pedindo uma ajudinha para pagar as conta$”.
No expediente da sessão do último dia 20 de setembro entrou em pauta para votação o Projeto de Resolução nº 1/2023 de autoria dos Vereadores Altair Rossatto, Evandro Luiz Berto, Rogerio de Oliveira e Sergio de Souza Nunes: “Institui a Galeria de Fotos dos Ex-Presidentes da Câmara Municipal de Vereadores de Xanxerê.
Resta saber onde irão pendurar as fotos ex-presidentes desde 1954! Será um memorial online? Ou isso tudo é mais uma “desculpa para forçar a construção da nova sede da Câmara que irá custar mais de R$ 10 milhões? Ou ainda forçar a mudança de sala para um espaço maior aumentando também as despesas de aluguel?
Fato é que isso tudo aos olhos atentos do Pe Louro, nada mais é do que uma corrente ou laço, cheio de pontas soltas!
Chega até ser hilário de ver os vereadores Cabo Oliveira e Evandro Berto falando em tribuna sobre valorizar as mulheres na política, em uma tentativa fajuta de atribuir o aumento de 09 para 13 vereadores a representatividade feminina na Câmara de Xanxerê.
Hilário pois, ao longo destes quase 3 anos da atual legislatura, Cabo Oliveira em nenhum momento abriu mão ou pediu licença para colocar uma de suas suplentes na Câmara mesmo que pelo prazo de 30 dias. Já Evandro Berto, durante mais de 2 anos, a frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Xanxerê, não abdicou da presidência de seu partido para que uma mulher pudesse também trabalhar e mostrar seu potencial.
É um tal de fala, mas não faz bonito de ver, não é mesmo senhoras e senhores!
Enquanto isso, todas essas tramoias acontecem no legislativo da campina, o Prefeito Oscar Martarello, segue em alta rotação, trabalhando e mostrando com obras e ações o que um político e gestor deve fazer!
E pelos passos largos que a administração dá em Xanxerê, se torna irreversível a busca pela reeleição mantendo a dobradinha Martarello e Biasus para 2024.
Tamanho é o despreparo e falta de assessoramento do DESPRESIDENTE, que até mesmo uma das mais importantes campanhas voltadas à saúde da mulher, o OUTUBRO ROSA, passou despercebido. Precisou a então vereadora Dantiele dar uma chapuletada para que o DESPRESIDENTE cobrasse a assessoria da casa, para minimamente colocar “alguns laços” na plenária, quando deveriam ao menos ter convidado a Rede Feminina de Combate ao Câncer para falar pouco do tema e os trabalhos realizados em Xanxerê.
Tantas são as trapalhadas e furadas cometidas pelo Mestre dos Magos, que já tem vereadores pedindo que cabeças comecem a rolar dentro da Câmara de Vereadores. Uma delas é a do próprio Mestre. Afinal de contas, tanto Oliveira quanto Serginho estão sofrendo politicamente e ficando literalmente apagados, e tudo por falta de expertise e visão por parte de quem os assessora!