No cenário da segurança pública em Chapecó, a atuação da Guarda Municipal tem se destacado ao longo dos anos, e o ano de 2023 não foi diferente. O comandante da instituição, Roger Lima, ressalta que o período entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023 registrou um total de 10.820 ocorrências atendidas pela Guarda Municipal, uma média de 29 ocorrências por dia.
O comandante relata que esse número se mantém consistente nos últimos três anos, refletindo o crescimento da cidade e, consequentemente, o aumento das demandas por serviços de segurança pública. “Isso é toda a demanda que chegou até a Central de Operações da Guarda Municipal e foi atendida pela instituição, totalizando então 10.820 ocorrências. Isso dá uma média de 29 ocorrências por dia, é um número que vem se mantendo nos últimos três anos, entre 10 mil e 11 mil ocorrências, é um número alto, isso se dá também considerando o aumento da cidade, o crescimento da cidade e consequentemente o aumento das demandas”, destaca Roger.
O relatório de atendimentos em 2023 revela a abrangência das atividades da Guarda Municipal, com destaque para as atividades operacionais que incluem 258 conduções à Central de Plantão Policial, cumprimento de 66 mandados de prisão, recuperação de 149 veículos furtados, apreensão de duas armas e 1.259 abordagens a pessoas em atitude suspeita.
A “Operação Asfixia”, resultou em 4 mandados de prisão cumpridos, 14 encaminhamentos para internação ou tratamento, além de mais de 50 pessoas abordadas.
Outro aspecto importante destacado pelo comandante é o auxílio ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e resgate social, totalizando 343 ocorrências relacionadas à internação de pessoas em situação de dependência química.
No que diz respeito ao trânsito, a fiscalização resultou em 3.269 ocorrências. A frota de veículos do município também é um ponto de destaque, somando mais de 209 mil, distribuídos entre automóveis, motocicletas, caminhões, e caminhonetes/caminhonetas.
O relatório do triênio (2021-2023) aponta que, no total, foram atendidas 36.523 ocorrências, com uma média diária de 33. Dentre os destaques estão 189 mandados de prisão cumpridos, 429 veículos recuperados de furto/roubo, 14 armas apreendidas, 1.059 conduções à Central de Plantão Policial, 3.664 abordagens a veículos ou pessoas em atividades suspeitas, 322 ocorrências relacionadas ao tráfico de entorpecentes, e 213 casos de violência doméstica.
A atuação da Guarda Municipal de Chapecó demonstra não apenas eficiência operacional, mas também um comprometimento com a segurança e bem-estar da população. O Diretor de Segurança Pública Clóvis Ari Leuze expressa a dedicação da equipe em lidar com as complexidades do cotidiano, evidenciando a importância da instituição para a comunidade local.