O novembro azul é considerado o mês mundial de combate ao câncer de próstata, o tipo mais comum entre os homens e causador da morte de 28,6% da população mundial. No Brasil, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.
A única forma de garantir a cura deste câncer é o diagnóstico precoce, e para isso, o Governo Municipal de Bom Jesus, através da Secretaria de Saúde, realiza uma série de ações neste mês, em prol a saúde do homem.
De acordo com a médica da unidade básica de saúde do município, Dra Rosário Vasquez, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar o médico para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Segundo a secretaria de saúde, Mariza Angonese, assim como ocorreu no outubro rosa, Bom Jesus adotou o Dia Azul, onde todas as segundas-feiras, servidores públicos do município estarão utilizando uma peça (roupa) ou assessório na cor azul, como forma de incentivar e conscientizar os homens a também cuidarem de sua saúde.