As inscrições para o programa Mais Médicos foram abertas nesta sexta-feira (26) e terminam às 18 horas da próxima quarta-feira (31). Segundo o Ministério da Saúde, médicos brasileiros formados no país vão ter prioridade no chamamento. A expectativa é que os profissionais já estejam atuando em 22 de junho. As inscrições são feitas no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) da pasta. O programa oferece 5.970 vagas em 1.994 municípios de todas as regiões do Brasil.
A segunda etapa, programada para acontecer entre 1º e 5 de junho, será a validação das inscrições e quando os candidatos deverão indicar até dois locais de preferência para atuação. Depois, será publicado o resultado preliminar das inscrições, em 9 de junho, com prazo para recursos até 12 de junho.
O Governo Federal reformulou o projeto e, entre as novidades, estão a oportunidade de especialização em Medicina da Família e Comunidade, o mestrado em Saúde da Família, além de incentivos que podem chegar a R$ 120 mil. Para atrair médicos formados com auxílio do Financiamento Estudantil (FIES), esses profissionais, de acordo com critérios — como localidade, tempo de atuação e valor da dívida — poderão receber até R$ 475 mil de incentivos. O cronograma completo e mais informações sobre os benefícios podem ser consultados no site do Ministério da Saúde.