Alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), extensionistas da Epagri e idosos do grupo Conviver participaram nesta terça-feira (03) do curso “Gastronomia da Pinha e Erva-mate” durante a ExpoFemi 2022. O objetivo é apresentar os pratos culinários que podem ser produzidos com pinhão e erva-mate.
“Repassamos algumas dicas às pessoas em como elas podem aproveitar esses alimentos nas receitas do dia a dia, além de mostrar alguns avanços de pesquisa”, salientou a engenheira agrônoma, pesquisadora da Embrapa Florestal e coordenadora do curso, Rossana Cartier Bueno de Godoy. Rossana lembra que na quarta-feira (04) haverá a parte prática do curso onde serão executadas as receitas ao longo do dia.
Ao longo da tarde, os participantes acompanharam palestras e uma delas foi conduzida com a historiadora Helena Menezes, que abordou sobre a história do alimento, além de mostrar também pratos. O outro momento foi com a nutricionista Maria de Fátima Negre, coautora do livro de 100 receitas com pinhão; a outra palestra foi com a culinarista Ludmilla Galon, do Rio Grande do Sul. O professor Euclides Lara Cardoso Junior destacou os benefícios da erva-mate para saúde humana e para a gastronomia.
Nesta quarta-feira (04) seguem as atividades do Seminário Sustentabilidade da Araucária e Erva-Mate, às 13 horas visita ao Parque das Araucárias; na quinta-feira (05), às 14h palestra sobre o manejo florestal da araucária e às 16h curso de poda de araucária e erva-mate no viveiro da ExpoFemi.