Hiper Badotti 93017
15/06/2020 às 11:06
Visualizações: 44352

Ex-prefeitos de Xanxerê avaliam gargalos existentes no município

Política Xanxerê
Toner Mais 100861

Mesmo em meio a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, falar em política e no pleito eleitoral deste ano, faz parte da rotina dos brasileiros e em Xanxerê não é diferente. Sem nomes de candidatos definidos para as eleições municipais, as quais deve ocorrer somente após as convenções, o que a população tem são pré-candidatos a prefeito, que já fazem o discurso do que querem para o município. O Ronda Policial entrevistou dois recentes ex-prefeitos que tiveram em seus mandatos grandes desafios e conseguiram deixar um legado para Xanxerê – Bruno Linhares Bortoluzzi e Ademir Gasparini. Bortoluzzi teve sua passagem pelo comando do município marcado por muitas obras, nunca antes colocada em prática como o saneamento básico. Já Gasparini, teve que segurar o controle da cidade diante de um tornado que trouxe destruição para vários bairros, afetando toda a comunidade. Confira os principais tópicos que ambos acreditam ser os gargalos de Xanxerê e como resolver:

Ademir Gasparini

“Xanxerê é uma cidade que transmite uma perspectiva grande de crescimento e desenvolvimento e cada tempo é um tempo. Nos últimos anos passamos por várias dificuldades maiores que outros municípios, mas mesmo assim soubemos dar a volta e se recuperar. Nós que passamos por um tornado e agora uma pandemia, podemos dizer que moramos numa cidade onde as pessoas são muito afetivas, tem uma energia positiva, sabem compartilhar a dificuldade e a alegria e nunca abaixar a cabeça, sempre arregaçar as mangas. Precisamos abrir as portas do município para novas empresas e assim aquecer todo o comércio e a economia vai melhorar. Os gargalos são os mesmos sempre, sempre foi focado nas mesmas situações seja saúde, infraestrutura, estradas do interior e por mais que o poder público faça, arrecade, busque, sempre é uma forma de enxugar gelo, temos quase 55 mil habitantes e isso conforme aumenta a cidade aumenta os problemas. Tem que ter trabalho, planejamento, buscar recursos junto aos governos, porque com o que o município arrecada mal se sustenta”.

 

Bruno Bortoluzzi

“Eu vejo Xanxerê como uma cidade muito acolhedora, com um clima excepcional, mas vejo também vejo Xanxerê com preocupação na questão da infraestrutura. Quando tive a oportunidade e orgulho de governar Xanxerê eu dizia antes de iniciar, que a cidade carecia de infraestrutura, não há como se falar em indústrias sem ter mão de obra, e as pessoas moram em casas, não debaixo de barracos. Saibamos que faltava habitação, creche e um bom profissional quando volta do trabalho tem que ter um local para se consultar e não pode ficar até meia noite esperando, um gargalo na assistência social e um problema sério que é a falta de saneamento básico. Nós não tratamos um litro de dejeto humano, nós usamos fossa séptica, largamos dejetos no Rio Xanxerê e precisávamos trabalhar esse segmento que tem tudo a haver com dignidade e saúde. O que tem que fazer? – Me perdoem se achar o contrário, mas é transformar as pessoas que moram na cidade em pessoas felizes, realizadas, que tenham prazer em morar e para isso tem que ter um bom emprego, uma boa renda, para com isso ter saúde, diversão. E para termos isso, temos que ter uma boa habitação, transporte, saúde, boas creches, cultura para que as pessoas não só trabalhem, ai teremos mão de obra, ai atrairemos indústrias, porque  elas vem onde tem mão de obra. A primeira coisa que eu faria era retomar a segunda etapa do saneamento e acho que temos que fazer a continuidade do asfalto no interior. Só faremos continuar crescendo com construção de asfalto no interior e claro nos bairros. É obvio que não se faz tudo de uma vez só, mas temos que cumprir esse débito com seus moradores. Não existe receita milagrosa para fazer uma cidade explodir,  é um trabalho dos seus governantes, empresários, tem que ter união e inteligência no governar”.

Por: Joimara S.Camilotti

Restaurante Gostinho Caseiro 216141

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br