Os benefícios da prática regular de exercícios físicos são inegáveis. As atividades contribuem para reforçar o sistema imunológico, fortalecer a musculatura, estimular o raciocínio e até mesmo prolongar a expectativa de vida.
Diante de tantas vantagens, não há motivos para permanecer no sedentarismo! Mas fique atento: alguns erros comuns ao praticar exercícios podem comprometer o seu desempenho e, em alguns casos, causar problemas de saúde.
Hoje você conhecerá alguns dos equívocos que costumam ser cometidos por praticantes das mais diversas modalidades. Certifique-se de avaliar a sua rotina de treinos e, caso identifique um procedimento inadequado, faça os devidos ajustes e continue firme. Vamos lá?
Se você decidiu iniciar uma atividade física regular, parabéns! O caminho é esse, e os benefícios da prática serão logo percebidos. Em sua nova rotina, você deve somente evitar a ânsia de querer recuperar todo o tempo perdido em apenas algumas semanas, pulando etapas fundamentais da sua evolução física.
Sua evolução nos treinos deve ser gradual, à medida que fortalece a sua consciência corporal e prepara o seu corpo para cargas mais intensas. Seus objetivos devem ser reais e plausíveis: certifique-se de não criar metas inalcançáveis e elimine o risco de se lesionar ou se decepcionar.
Para muitos atletas amadores, aquecimento e alongamento são etapas dispensáveis e constantemente esquecidas durante a rotina de treinos. Um grande e perigoso equívoco!
Ambos contribuem para preparar o corpo para a prática efetiva do exercício, tornando músculos, tendões e articulações mais receptivos aos movimentos requeridos pela atividade.
Sobre a principal diferença entre aquecimento e alongamento vale mencionar que o primeiro se refere a uma condição indispensável, devendo ser priorizado antes de qualquer atividade física. O segundo desponta como uma prática auxiliar, igualmente importante, que minimiza a incidência de incômodos musculares durante e após o exercício. Aposte em ambos!
Seja na motivação para iniciar em uma modalidade, seja no esforço para melhorar o desempenho em determinada prática esportiva, o exagero deve ser terminantemente evitado sob o risco de gerar dores ou lesões e prejudicar a sua continuidade no esporte.
Recorra sempre a profissionais especializados que orientem a respeito da recorrência apropriada de treinos e da carga mais adequada para o seu caso e seus objetivos. Esse cuidado garantirá que você continue motivado, permanecendo saudável e apto a praticar exercícios.
Jamais ignore os sinais do seu corpo! Mesmo aqueles que estão habituados a uma rotina de exercícios podem até mesmo inconscientemente fechar os olhos diante dos indícios do corpo de que algo está errado. Fique atento!
A recorrência de esforço repetitivo, sem pausas para regeneração, aumenta os riscos de lesão e pode comprometer seus resultados. Respeite os seus limites e dê o descanso adequado aos seus músculos para continuar evoluindo.
A atividade física é essencial para a qualidade de vida de qualquer pessoa, independentemente da idade. Não permita que erros comuns ao praticar exercícios impeçam você de conquistar seus objetivos na modalidade que escolheu. Bons treinos!