Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (17), o volante Lucas Leiva anunciou a sua aposentadoria do futebol aos 36 anos. O jogador, que retornou ao Grêmio na metade do ano passado, apresentou alterações cardíacas em exames realizados em dezembro de 2022. Desde então, estava afastado das atividades do clube.
“Queria agradecer o Grêmio por todo o apoio que eu recebi nesses três meses. E hoje estou anunciando a minha aposentadoria. Tem sido um período difícil, mas é a primeira vez que eu choro com esse caso. Só tenho a agradecer, realmente, só gratidão por todo esse tempo de carreira. Estou encerrando onde eu gostaria, mas não da forma que gostaria. Tenho certeza que o novo ciclo vai se iniciar de forma brilhante”, disse o emocionado Lucas Leiva.
Formado nas categorias de base tricolor, Lucas Leiva foi campeão gaúcho e vice-campeão da Libertadores em 2007. Na metade daquele ano, foi negociado com o Liverpool, da Inglaterra, onde atuou por 10 temporadas. Antes de retornar ao Grêmio, o jogador jogou por cinco anos na Lazio, da Itália. Na sua volta ao Imortal, Lucas foi peça importante no retorno do clube à Série A do Brasileirão, marcando três vezes na campanha da segunda divisão, com direito a um gol no jogo do acesso, contra o Náutico. Foram 18 partidas disputadas nesse período.