O Ronda Policial recebeu ainda no último dia 15 uma denúncia anônima a cerca de um claro caso de nepotismo (termo utilizado para designar o favorecimento de parentes – ou amigos próximos – em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos), envolvendo o alto escalão de secretariados da Prefeitura Municipal de Xanxerê. Diante da denúncia recebida, o Ronda Policial buscou realizar consulta ao portal da transparência da prefeitura, conferindo as nomeações de secretários e cargos comissionados do poder público xanxerense. A pesquisa feita resultou na constatação do fato, envolvendo o Secretário da Saúde, Arnaldo Lovatel nomeado pelo Prefeito Avelino Menegolla em 05 de outubro de 2017 para a pasta. Eis que Arnaldo também tem uma sobrinha nomeada também pelo Prefeito em 17 de abril, para o cargo de Coordenadora do Departamento da Secretaria de Administração e Finanças do município, com provimentos (salário) de mais de R$ 3,3 mil, enquanto que o secretario recebe aproximadamente R$ 10 mil mensalmente de salário. O Ronda Policial buscou contato com a assessoria de comunicação ainda no dia em que recebeu a denúncia e obteve nesta segunda-feira (18), a resposta ao requerimento apresentado onde consta pedido sobre o possível caso de nepotismo, que configura em crime de improbidade administrativa ao prefeito municipal.
Confira abaixo o requerimento enviado pelo Ronda Policial e a resposta dada pelo executivo
REQUERIMENTO
A/C Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Xanxerê
Prezado(a) Senhor(a).
RONDA POLICIAL……… presando sempre pelo jornalismo informativo e com informações seguras, com objetivo de averiguar denúncia encaminhada ao portal Ronda Policial, a qual relata casos de Nepotismo na Administração do Município de Xanxerê/SC, em especial, relacionado com Secretários de Alto Escalão, vem a Vossa presença solicitar informações oficiais do Município de Xanxerê sobre estes fatos, ou seja, solicitamos que o Município informe caso reconheça a existência de Algum caso de Nepotismo dentro da administração, bem como caso haja, se há amparo legal para tal.
Site Ronda Policial
A RESPOSTA
A nomeação da servidora Vanessa Lovatel ocorreu no dia 17 de abril de 2017, período em que Arnaldo Lovatel não era secretário Municipal de Saúde. Porém, a administração analisa a situação para emitir o parecer.