A população catarinense deve ficar atenta aos temporais isolados previstos para a tarde e noite desta segunda-feira (18), alertam os meteorologistas. As instabilidades atmosféricas, resultantes da formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul, aliadas ao calor e à umidade no território catarinense, criam condições propícias para a ocorrência de pancadas de chuva e temporais.
O início dos temporais está previsto para a tarde, atingindo inicialmente as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Essas áreas, especialmente as próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, podem enfrentar chuvas intensas, raios, rajadas de vento intensas, eventual queda de granizo e períodos de chuva abundante em curto espaço de tempo. Ao longo da noite, a previsão é que esses eventos climáticos se estendam para outras regiões do estado.
O mapa de alerta meteorológico destaca as áreas em amarelo como de risco moderado para ocorrências como destelhamentos, quedas de galhos de árvores, postes de rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. Já nas áreas em verde, o risco é considerado mais baixo, mas ainda assim, a população deve manter-se atenta às condições climáticas.