Um tornado atingiu a cidade de Palmitos, no Oeste Catarinense, na última sexta-feira (9), confirmou a Defesa Civil através de um laudo técnico divulgado no sábado (10). O município decretou situação de emergência após o evento atingir 50 casas, deixar 65 pessoas desalojadas e um homem morreu após ser atingido por uma árvore. Ele foi identificado como Ivan Elias Oldenburg, de 51 anos.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
A Defesa Civil confirmou o tornado após análise de imagens de um radar meteorológico e registros feitos por drones, além de uma avaliação em campo. O evento é caracterizado por uma coluna de ar em rotação que se estende da base de uma nuvem de tempestade (geralmente uma supercélula) até o solo, apresentando alto potencial destrutivo devido aos ventos intensos associados.
Diante do cenário de calamidade, a prefeitura de Palmitos formalizou, junto à Defesa Civil, o pedido de ajuda humanitária para atender as famílias afetadas pelo tornado. A solicitação inclui suporte emergencial para garantir abastecimento básico, acolhimento temporário e condições mínimas de dignidade às pessoas desalojadas e às residências danificadas.
O pedido foi encaminhado com base nos levantamentos realizados pelas equipes técnicas e visa assegurar uma resposta rápida e eficiente diante da situação emergencial.