O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, Adenilso Biasus, em cumprimento a agenda pela Capital Federal anunciou a reforma da Casa da Cultura Maria Rosa de Xanxerê. O empenho e esforço de Biasus junto a lideranças catarinenses conseguiu garantir o aporte de R$ 406 mil do Ministério do Turismo, para a revitalização da Casa da Cultura de Xanxerê.
“Berço da história e cultura, marco de luta e representatividade, a Casa da Cultura Maria Rosa de Xanxerê, será revitalizada. Daqui de Brasília, tenho imenso orgulho de anunciar que graças ao empenho político em conjunto com os deputados Valdir Colatto e Mauro Mariani, senador Dário Berger e do Ministro de Turismo, Vinicius Lummertz, garantimos recursos federais na ordem de R$ 406 mil para a revitalização deste importante marco histórico para Xanxerê e Santa Catarina. É lamentável que ela se encontre interditada e em ruínas pela falta de recursos, e por isso viemos defender junto ao Ministério do Turismo a reforma, para garantir a manutenção desta estrutura, que leva o nome de Maria Rosa, uma das líderes da Guerra do Contestado”. Destaca Biasus.
A Casa da Cultura de Xanxerê foi construída em 1959, e se tornou patrimônio tombado histórico e cultural em 1984, sendo importante centro fomentador de atividades culturais. Assim que concluída a reforma, a Casa da Cultura também irá abrigar uma biblioteca.