Ferragem Xanxerê 216950
16/10/2023 às 08:25
Visualizações: 15807

Daniel Noboa é eleito presidente do Equador

Mundo Política
Por: Flavio Carvalho
AgroPet 208276

O empresário milionário Daniel Noboa venceu o segundo turno das eleições presidenciais no Equador no domingo (15) e, aos 35 anos, tornou-se o presidente eleito mais jovem na história do país, assolado pela violência do narcotráfico. Herdeiro de um império do setor bananeiro, Noboa recebeu 52% dos votos, superando Luisa González (48%), apoiada pelo ex-presidente socialista Rafael Correa (2007-2017).

Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

Com fogos de artifício e buzinas de carros, os equatorianos celebraram a vitória em Quito. O resultado foi um dos piores reveses do correísmo, que perdeu pela segunda vez consecutiva uma eleição presidencial após anos de popularidade. “A partir de amanhã, começamos a trabalhar por este novo Equador (…) para reconstruir um país que foi gravemente afetado pela violência, corrupção e ódio”, disse o presidente eleito de sua casa em Olón (sudoeste), ao lado da esposa grávida e acompanhado por um severo esquema de segurança.

Praticamente desconhecido na política até alguns meses atrás, Noboa afirmou que buscará “devolver a paz” ao país. A cristã evangélica González agradeceu a Deus e reconheceu a derrota diante de seus simpatizantes em Quito. “Venceu o candidato que escolheram (…) nossas felicitações profundas porque é democracia”, declarou a esquerdista de 45 anos.

Embora o dia tenha transcorrido sem grandes incidentes, os candidatos votaram usando coletes à prova de balas, com guarda-costas armados com fuzis, todos clamando por uma única coisa: conter a violência no país de 16,9 milhões de habitantes. Nos últimos anos, o Equador se tornou um centro de operações para cartéis de drogas com tentáculos internacionais, que impõem um regime de terror e deixam milhares de mortos.

Quase 100 mil militares e policiais foram mobilizados em todo o país para garantir a segurança. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) confirmou a vitória de Noboa e registrou uma participação de 82,33% dos 13,4 milhões de equatorianos convocados para votação obrigatória.

Presidência fugaz

Noboa assumirá o poder em dezembro e governará o Equador por quase 17 meses, até o final do mandato do presidente de direita Guillermo Lasso. O governante, muito impopular, dissolveu o Congresso e convocou eleições antecipadas para evitar um impeachment por corrupção. Especialistas consideram que o novo mandato será uma espécie de pré-campanha para as eleições por um mandato de quatro anos em 2025. “Hoje nós vencemos!”, havia dito Noboa com o punho erguido após votar.

Filho de um dos homens mais ricos do Equador, reservado e de poucos sorrisos, o jovem candidato surpreendeu ao chegar ao segundo turno e concretizou o sonho frustrado do pai. O magnata do setor de bananas Álvaro Noboa disputou a presidência cinco vezes, sem sucesso. Muito ativo nas redes sociais, o novo presidente propõe dinamizar a economia com linhas de crédito e benefícios fiscais para pequenas e médias empresas.

Assim como González, ele prometeu uma política de linha dura contra os grupos de narcotraficantes. Sua proposta mais comentada foi a de criar navios-prisão para isolar os detentos de suas redes criminosas. “Houve momentos de ansiedade, quando você vê que os números ainda não acompanham você (…) e momentos duros, quando matam um dos seus adversários, e você diz ‘bem, eu estou dizendo coisas similares que ele, talvez eles me matem também'”, disse em entrevista à AFP dias após a boa votação no primeiro turno.

Fernando Villavicencio, ex-jornalista e um dos favoritos para o primeiro turno em 20 de agosto, foi assassinado ao sair de um comício em Quito poucos dias antes da votação. Depois, sete dos presos envolvidos em seu assassinato foram mortos em diferentes prisões. A violência matou outros sete dirigentes políticos durante a campanha.

Congresso

Noboa se comprometeu a combater o crime e os cartéis de drogas. Entre 2018 e 2022, os homicídios quadruplicaram e atingiram 26 por cada 100.000 habitantes. Este ano, especialistas calculam que esse número subirá para 40.Gangues ligadas a cartéis mexicanos e colombianos lutam pelo negócio das drogas e usam prisões como escritórios logísticos, onde ocorreram massacres cruéis. Desde 2021, mais de 460 detentos morreram nesses confrontos.

No Equador, 27% da população vive abaixo da linha da pobreza em um país dolarizado, enquanto a soma de desemprego e subemprego está em 26%. Em um Congresso de maioria opositora, Noboa enfrentará enfrentará dificuldades para concretizar suas reformas.

Eleva Produtos de Limpeza 218224

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br