Se você está lendo este texto é porque conhece a personagem que fez e continua fazendo muito sucesso. Eu estou falando da Mulher-maravilha, uma personagem fictícia de histórias em quadrinhos, que originalmente é uma super-heroína guerreira. Mas o que esta heroína tem em comum com todas as mulheres da atualidade?
Mulher maravilha tem superpoderes, como por exemplo, superforça, invulnerabilidade, agilidade, supervelocidade, fator de cura e muitos outros. Quando olhamos para a mulher da atualidade vemos em cada uma um pouquinho de cada poder, pois sobreviver a demanda que é nos imposta, que na maioria das vezes parte das próprias mulheres, precisa realmente ter superpoderes.
Ela é fonte de inspiração a todas nós, nos ensinou e nos ensina a buscar a cada dia o nosso lugar na sociedade e provando que cada mulher tem seu valor e que pode vencer qualquer batalha. Você só não pode esquecer, que em meio a essa busca desenfreada por seu lugar na sociedade, muitas vezes, se torna bem desgastante e cansativo e se você não tiver equilíbrio nas suas escolhas e ações, acabará se doando ao mundo e as expectativas da sociedade e acabará se sobrecarregando e perdendo a sua própria essência.
Ser dona de casa, empresária, vendedora, médica, nutricionista, enfermeira, motorista, professora, cuidadora, enfim, são tantas e inúmeras profissões as quais as mulheres ganharam espaço e continuam ganhando. Mas não é só isso, quando o seu dia encerra, essa mulher precisa ser mãe, esposa, dona de casa… e em meio às exigências da atualidade deve se encaixar em um padrão de beleza, de corpo, de modo de se vestir.
Eu pergunto a você: quando foi a última vez que você se arrumou para si mesma? Para que você se sentisse bem e não para impressionar alguém?
Que você, mulher maravilhosa, cheia de luz, determinada, não esqueça nem um minuto o quanto você é singular e importante. Cuide-se! Seja quem você deseja ser e não aquela que querem que seja. Você não precisa se encaixar nos padrões que a sociedade impõe para ser uma heroína.
Denise Panisson
Psicóloga Clínica e Orientadora Parental
Atendimento on-line e presencial
CRP 12/22432