O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta vermelho válido até as 8h de quinta-feira (02), que abrange a Serra gaúcha. Segundo o aviso, o volume total de chuva pode ultrapassar os 100 milímetros em 24 horas, valor considerado bastante alto. A Climatempo, por sua vez, reclassificou para “perigo extremo” o nível de alerta meteorológico do Rio Grande do Sul.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Para algumas áreas do Estado, o pior ainda está por vir. Segundo a nova categoria de alerta meteorológico da empresa Climatempo, considerada a mais grave de todas, as regiões das Missões, Central, dos Vales, Metropolitana, Serrana e parte do Norte estão sob “perigo extremo”.
“O volume previsto para, principalmente, a metade norte do Estado vai ser pior (do que nos últimos dias). Em algumas áreas, o volume de chuva até pode superar 150 ou 200 milímetros”, explica Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet.
O novo alerta abrange mais de 500 municípios gaúchos e catarinenses. Em alguns municípios, já choveu o dobro do esperado para todo o mês de abril. Em Caxias do Sul, o volume de chuva registrado nas últimas 48h, somado, superou as médias históricas dos meses de abril e maio para a cidade. Entre a manhã de segunda-feira (29) e a manhã da quarta-feira (01), o pluviômetro oficial instalado na região de Forqueta marcou 327,4 milímetros.
Colaboração de: GaúchaZH