Um casal xanxerense foi atacado por um enxame de abelhas no final da tarde desta terça-feira (3), ao visitar a sepultura de um familiar no cemitério municipal de Xanxerê. A.A.B. de 36 e A.P.B.K. de 33 anos, receberam diversas picadas e tiveram de buscar atendimento junto ao hospital da cidade. As abelhas fizeram suas colmeias em diversos túmulos e passam a atacar pessoas que passam próximas ao local.
Sobre as abelhas:
Existem, em todo o mundo, cerca de 20 mil espécies de abelhas descritas sendo que só no Brasil há pelo menos mais de 1,5 mil. No entanto, acredita-se que o verdadeiro número de abelhas encontradas em todo o mundo seja bem maior. Quanto às abelhas sociais, elas representam somente 2% desses insetos, e são, quase em sua totalidade, produtoras de mel.
Vale destacar que as abelhas são muito importantes no processo de polinização, sendo algumas específicas a um grupo restrito de plantas. Assim, sua extinção fatalmente colabora para a extinção de tais vegetais. Além disso, são extremamente sensíveis a modificações no meio em que vivem, podendo ser utilizadas como bioindicadores da qualidade ambiental.
Apesar disso, a destruição de habitats, principalmente pelo desmatamento e queimadas, e o uso indiscriminado de pesticidas são as causas principais da redução da diversidade das abelhas bem como a sua migração para o perímetro urbano de muitas cidades onde elas passam a criar seus ninhos. Cabe destacar ainda, que uma única colmeia pode abrigar mais de 60 mil abelhas.