A espera terminou. A partir deste sábado (29), 20 clubes recomeçam a disputa pelo título mais importante do futebol nacional: o Campeonato Brasileiro. A tarefa é notoriamente difícil. Não por acaso, o Brasileirão é considerado uma das competições mais difíceis de todo o mundo. Enquanto em outros países, a taça fica restrita a três ou quatro clubes, aqui há pelo menos 12 clubes de tradição, ainda que o momento de cada varie ao longo dos anos.
Receba as informações do Ronda em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!
Desde 2003, quando o Brasileirão passou a ser disputado por pontos corridos, houve nove campeões diferentes: Palmeiras (4), Corinthians (4), Flamengo (3), São Paulo (3), Cruzeiro (3), Fluminense (2), Santos (1), Atlético-MG (1) e Botafogo (1). No mesmo período, a Espanha e a Itália viram apenas quatro campeões, enquanto na Inglaterra e na Alemanha, foram seis.
A Dupla Gre-Nal, por outro lado, entra no Brasileirão disposta a quebrar um longo jejum. O Grêmio não levanta a taça desde 1996. O hiato colorado é ainda maior: 1979. As perspectivas, pelo menos no momento, parecem diferentes.
Campeão gaúcho, o Inter mais uma vez começa a competição com status de quem pode surpreender e brigar pelo título. O otimismo é baseado no bom trabalho de Roger Machado e na manutenção de grande parte do elenco que vestiu vermelho no ano passado, com destaque para nomes como Alan Patrick, Borré, Valencia, Vitão e Bernabei. O primeiro desafio, contudo, não poderia ser mais difícil: o Flamengo no Maracanã.
O Grêmio, por outro lado, ainda busca afirmação na temporada depois de uma reta final ruim no Campeonato Gaúcho. Ainda sem o seu principal jogador, o dinamarquês Braithwaite, que se recupera de lesão, o time recebe o Atlético-MG.
Em 2025, assim como tem sido nos últimos anos, Flamengo e Palmeiras entram como favoritos. Outras forças como Inter, Atlético-MG, Corinthians, Botafogo e São Paulo também surgem com potencial para surpreender. No entanto, há um fator inédito que pode embolar tudo desta vez: o Mundial de Clubes.