O caminho da Seleção Brasileira no Catar está traçado. No início da tarde desta sexta-feira, em Doha, a Fifa sorteou os grupos da Copa Mundo, que inicia no dia 21 de novembro, e segue até o dia 18 de dezembro. Anfitriões, o Catar encaram o Equador na abertura.
Com a melhor campanha na história das Eliminatórias, Tite e companhia ficaram no grupo G, ao lado de Suíça, Sérvia e Camarões . O Brasil estreia no dia 24, contra a Sérvia. Ainda na quinta, a seleção assumiu o primeiro lugar no ranking da Fifa, ultrapassando a Bélgica – algozes da amarelinha no último mundial, em 2018, na Rússia. Pelas oitavas, o Brasil encara as equipes do grupo H formado por Portugal, Gana, Uruguai e Coreia do Sul.
Os grupos ainda não estão totalmente completos. Os três últimos classificados para a Copa serão conhecidos em confrontos únicos em junho. País de Gales aguarda o vencedor de Ucrânia e Escócia. Na repescagem, Peru aguarda Austrália ou Emirados Árabes. A Nova Zelândia encara a Costa Rica.
Para a Copa do Mundo no Oriente Médio, algumas ausências serão sentidas. Após perder para a Macedônia do Norte, a Itália não desembarca no Catar. Nomes como Donnarumma, Chiellini, Verrati e o brasileiro naturalizado italiano, Jorginho, estão fora. Salah (Egito), Ibrahimovic (Suécia), Alexis Sánchez e Vidal (Chile) e Aubameyang (Gabão) são outros que completam a lista.
Grupo A
Catar
Equador
Senegal
Holanda
Grupo B
Inglaterra
Irã
Estados Unidos
País de Gales, Escócia ou Ucrânia
Grupo C
Argentina
Arábia Saudita
México
Polônia
Grupo D
França
Emirados Árabes, Austrália ou Peru
Dinamarca
Tunísia
Grupo E
Espanha
Costa Rica ou Nova Zelândia
Alemanha
Japão
Grupo F
Bélgica
Canadá
Croácia
Marrocos
Grupo G
Brasil
Sérvia
Suíça
Camarões
Grupo H
Portugal
Gana
Uruguai
Coreia do Sul