Preocupado com a qualidade de vida e saúde da população o Governo Municipal de Bom Jesus, através da Secretaria de Saúde, desde o início da pandemia da Covid-19, buscou tomar todas as medidas e precauções necessárias para o enfrentamento à doença.
Tão logo as primeiras doses das vacinas começaram a chegar no município, frentes de trabalho e mutirões de vacinação foram realizadas para assegurar a celeridade necessária afim de imunizar o maior número de pessoas em cada grupo preconizado pelo Ministério da Saúde.
Segundo dados do “Saúde Plus”, sistema de cadastro dos vacinados, a estimativa é de vacinar 3.068 pessoas em Bom Jesus, sendo que deste total até a última atualização realizada no final da tarde da terça-feira (23), já haviam sido vacinados 2.204 pessoas, ou seja, 71,84% do público alvo com todas as campanhas de vacinação.
De acordo com a secretária de saúde, Mariza Angonese, os dados do vacinometro de Bom Jesus estão sendo integrados com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o que permitirá a total transparência dos dados durante todas as Campanhas de Vacinação contra a Covid-19.
Mariza destaca ainda que a RNDS é uma plataforma nacional de interoperabilidade de dados em saúde, instituída em maio de 2020 e faz parte do Conecte SUS, um programa do Governo Federal que tem como principal missão, materializar a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil, fornecendo aos profissionais da saúde acesso à história clínica do paciente, permitindo a transição e a continuidade do cuidado, além de possibilitar a população acesso aos seus dados de saúde.
A secretária enfatiza, no entanto, que devido à sobrecarga e dificuldades de comunicação entre os sistemas, a atualização dos dados de Bom Jesus a nível estadual e nacional ainda se encontram pouco abaixo do real número de vacinados no município.