Uma criança de apenas dois meses de vida morreu na manhã deste domingo (27), no Hospital Regional de Xanxerê. O bebê natural de Ponte Serrada, havia sido acometido por uma meningite. Não se tem a confirmação no entanto se por meningite bacteriana ou viral.
A Meningite
É uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. As meningites são causadas principalmente por vírus (meningite viral) e bactérias (meningite bacteriana), embora também sejam provocadas por:
Nem todas as meningites são contagiosas ou transmissíveis, pois isso depende da sua causa. Se a doença for provocada por um traumatismo craniano, por exemplo, ela não é transmissível. Contudo, as meningites virais e bacterianas são altamente contagiosas e podem provocar surtos e epidemias. A meningite meningocócica, por exemplo, é um tipo de meningite bacteriana, causada pela bactéria meningococo. Além de ser muito contagiosa, provoca um quadro grave e de evolução rápida. Já a meningite viral é menos grave e mais comum que a meningite bacteriana e melhora sem um tratamento específico. Qualquer pessoa pode contrair meningite, mas sabe-se que a doença atinge sobretudo crianças com menos de 5 anos.
Sintomas em bebês
Tratamento
O tratamento da meningite depende do agente causador (vírus, bactéria, fungo). As meningites bacterianas necessitam de tratamento imediato com antibióticos específicos para o tipo de bactéria e o paciente precisa ficar internado. Já os tratamentos das meningites virais incluem repouso, cuidados gerais e medicamentos para aliviar os sintomas. Os antibióticos não são necessários. Pode, ou não, haver necessidade de internação, dependendo do caso.
O Ronda Policial buscou contato telefônico com a assessoria do Hospital para obter mais informações porém sem sucesso até a publicação desta matéria.