As atividades físicas para diabéticos podem contribuir tanto para a prevenção quanto para o tratamento do diabetes, doença que acomete de 5 a 9 milhões de brasileiros. Ainda assim, quando os exercícios são realizados sem acompanhamento, há risco de sérias complicações para os pacientes.
A avaliação física ou cardiorrespiratória constitui uma das etapas mais importantes, ao se iniciar um programa de esportes. Os resultados não servem apenas para classificar a condição do diabético, mas como ponto de partida para a prática de exercícios, já que identificam a intensidade, a frequência, a duração e o tipo de esforço que estão fora da margem de risco para cada paciente.
As modalidades físicas mais aconselháveis são caminhada, corrida, natação, hidroginástica, ciclismo, dança e ginástica aeróbica de baixo impacto. Para o diabético estas atividades são excelentes, pois utilizam oxigênio em suas reações para favorecer a queima de glicose e gordura. Além disso, a longo prazo, a pessoa ganha maior resistência e melhora suas funções cardiorrespiratórias.
Já os exercícios mais condenados, que apresentam risco de sérias complicações ao paciente diabético, são aqueles que favorecem lesões nos pés, os esportes de contato, como o boxe e as lutas marciais, que podem comprometer a visão e desencadear uma hemorragia retiniana. Maratona, alpinismo, mergulho em profundidade e halterofilismo também são desaconselhados.
No diabético, por exemplo, existe a necessidade de um monitoramento adequado, para evitar, durante a atividade física, estados de hipoglicemia e coma hipoglicêmico (choque insulínico), ou vice-versa, hiperglicemia. Por isso, o monitoramento deverá ser inicialmente realizado antes, durante e após atividade física.
O horário de utilização de insulina lenta, rápida ou ultrarrápida, cabe ao médico, assim como a dosagem, o local de aplicação e o horário da ingestão de carboidratos, bem como a quantidade. A prática da atividade física acompanhada de dieta bem elaborada reduz esse perfil e melhora a saúde geral do diabético, reduz a pressão arterial, melhora a fórmula sanguínea e, dentro desta, as taxas de colesterol e de açúcar.
Mantenha sempre hábitos saudáveis!
Portanto, mexa-se! Troque o elevador pela escada, leve o cachorro para passear, cuide do jardim, varra a casa, pratique esportes. Além de todos os benefícios citados, a atividade física também previne o envelhecimento precoce.