Hiper Badotti 93017
29/09/2023 às 10:59
Visualizações: 15048

Alunos da rede municipal de ensino de Xaxim participam do Torneio de Robótica

Comunidade Educação Xaxim
Por: Direto da Redação

Tecnologia, inovação, integração e ampliação de conhecimentos. Esse foi o sábado de doze estudantes da rede municipal de ensino de Xaxim que participaram da 2ª edição do Torneio de Robótica Grande Oeste (TRGO), promovido pelo SESI-SENAI e entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). A competição pensada para estimular os estudantes e demonstrar na prática os conhecimentos obtidos em sala de aula reuniu mais de 250 jovens entusiastas da robótica e tecnologia.

Receba as informações do Ronda Policial em seu Whatsapp… Fique sabendo de tudo primeiro clicando aqui!!

Duas equipes de Xaxim foram formadas: a TECHBOTS, representada pelos alunos João Vinícius Prestes Domingos (Escola Cecília Meirelles), Matheus Eduardo Costa (Escola Ari Lunardi), Nicolas Vitório Prestes Domingos (Escola Cecília Meirelles), Victor Gabriel Dalla Cort (Escola Cecília Meirelles), Yasmini dos Santos (Escola Santa Terezinha) e Angelo Miguel dos Santos (Escola Dom Bosco); e a ELETROBOTS, representada por Alex Pedroso dos Santos (Escola Custódio de Campos), Eduardo Rodrigues Moreira (Escola Santa Terezinha), Hector Alberti Negri de Oliveira (Escola Custódio de Campos), Kevin Bryan de Barros Tonello (Escola Gomes Carneiro), Luiz Gustavo Giordan Mendes (Escola Ari Lunardi), Samuel Leichtweis (Escola Ari Lunardi).

Ambas as equipes escolheram participar de duas modalidades: Cabo de guerra e Sumô Cliff Hanger LEGO. Na primeira modalidade, o robô devia, de forma autônoma, encontrar uma maneira de deslocar o oponente, através da corda fixa no adversário, para conseguir fazê-lo cair para fora da outra plataforma circular. Após o início da disputa, cada robô deveria puxar o cabo preso ao robô oponente até que um dos robôs estivesse para fora de sua plataforma ou o mais próximo disso. Já na segunda modalidade, o objetivo de cada equipe era retirar o robô da equipe adversária da arena ou virá-lo de modo que não consiga mais se movimentar. Os robôs deviam funcionar de maneira totalmente autônoma.

A secretária municipal de educação de Xaxim, Isabel Canalle, salientou a importância do evento para valorizar as realizações dos alunos. “Vemos em nossos alunos capacidades incríveis de pensar, criar e solucionar. Esse foi o momento em que eles colocaram em prática o que realizam na oficina Maker de Robótica disponibilizado pelo município e transformaram em uma competição saudável, um momento de integração onde puderam comemorar seus feitos e conquistas”.

Portal Ronda News

Antigo Ronda Policial

CNPJ: 26.383.651/0001-00
Rua Victor Konder, 1005
Centro Comercial Chaplin - Xanxere/SC
CEP: 89820-000

Dados de contato

(49) 9 8852-5789 - Direção
(49) 9 9154-7405 - Xanxerê
(49) 9 9934-5537 - Bom Jesus
rondapolicial@rondapolicial.net.br